A Alpine regressa ao topo do Endurance. O Hypercar A424 representa um novo rumo híbrido em mais de 60 anos de história, especialmente marcada pela vitória da Alpine nas 24 Horas de Le Mans em 1978. Este novo protótipo atende à ambição da Alpine de se colocar entre os melhores competidores na extremamente renhida categoria Hypercar do Campeonato do Mundo de Endurance (FIA WEC) e nas 24 Horas de Le Mans.
Há 61 anos, a Alpine dava os seus primeiros passos no Endurance, conferindo um caráter apaixonante a esta nova aventura. Após a vitória alcançada em Le Mans com o nosso emblemático A442B em 1978, voltámos a ocupar a linha de partida do WEC em 2013, ao lado da Signatech. Seguiram-se títulos mundiais na categoria LMP2, ao passo que o nosso A480 passou na categoria LMP1 em 2021 e 2022, alcançando vitórias memoráveis, pódios e um título de vice-campeão do mundo.
Uma autêntica encarnação da nossa estreita colaboração, o A424 conjuga o know-how da Alpine Racing e da Signatech através de um estilo único desenvolvido pelo centro de design daAlpine. O resultado é um protótipo que se destaca dos seus concorrentes. Com uma estética evidente presente nos detalhes de conceção singulares que fazem dele um carro de competição Alpine tão eficaz como visualmente atraente.
Estrutura em carbono
e alveolar
1030 kg
Massa em vaziode acordo com equalização BOP
V6 mono turbo de 90°
Motor
500 kW/675 CV
Potênciade acordo com equalização BOP
30-50 kW
HibridaçãoBosch standard
7 velocidades + marcha atrás
Caixa de velocidades
ESTRUTURA | Estrutura em carbono e alveolar |
---|---|
CARROÇARIA | Carbono |
SUSPENSÕES | Triângulos duplos de pressão |
DIREÇÃO | Assistência elétrica |
COMPRIMENTO | 5088 mm |
LARGURA | 1992 mm |
ALTURA | 1055 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS |
3148 mm |
MASSA EM VAZIO | 1030 kg (de acordo com equalização BOP) |
CONFIGURAÇÃO | V6 mono turbo a 90° |
---|---|
CILINDRADA | 3400 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA |
500 kW/675 cavalos (de acordo com equalização BOP) |
ROTAÇÕES MÁXIMAS |
9000 rpm |
HIBRIDAÇÃO | Bosch standard / 30-50 kW |
LUBRIFICAÇÃO | Cárter seco/bomba de óleo de estágios |
GESTÃO ELETRÓNICA |
Magneti Marelli |
MARCA | Xtrac |
---|---|
TIPO | Longitudinal |
MUDANÇA DE VELOCIDADES |
Patilhas no volante e comando pneumático |
VELOCIDADES | 7 velocidades + marcha-atrás |
PNEUS DIANTEIROS | Michelin 29-71/R18 |
---|---|
PNEUS TRASEIROS |
Michelin 34-71/R18 |
RODAS DIANTEIRAS |
12,5’’x18’’ |
RODAS TRASEIRAS |
14’’x18’’ |
DISCOS | Carbono ventilado |
---|---|
PINÇAS | Monobloco seis pistões |
CINTO | Seis pontos, adaptado para o sistema Hans® |
---|---|
DEPÓSITO | Leve e seguro com sistema de reserva incorporado |
Ao longo dos últimos 7 meses, o A424 apropriou-se dos circuitos europeus para realizar testes em pistas como as de Paul Ricard, Motorland, Jerez, Portimão e Barcelona. O programa de treinos incluiu uma sessão de endurance de 30 horas em Aragão, com vista a reproduzir as condições severas de uma corrida com o formato de 24 horas. Não há uma plataforma melhor para avaliar as capacidades do nosso novo Hypercar antes da sua primeira temporada no Campeonato do Mundo de Endurance (FIA WEC).