Os sucessos em rali são as próprias raízes da Alpine, com os incríveis «Especiais Rédélé» concebidos nos anos 1950 e que demonstraram a perícia de Jean Rédélé através das montanhas da Europa. Estes coupés abriram o caminho para o icónico Alpine dos anos 1970: o A110.
1971 | Campeonato dos construtores
A Alpine vence o segundo Campeonato internacional dos construtores em 1971. Nesse ano, o A110 1600 do piloto sueco Ove Andersson vence quatro das oito rondas, incluindo o emblemático Rali automóvel de Monte Carlo.
1971 | Rali automóvel de Monte Carlo
248 automóveis arrancam na linha de partida do rali de Monte Carlo, mas apenas 22 cruzam a linha de chegada. Face às condições meteorológicas muito variáveis, as quatro estações sucedem-se ao longo das etapas, abalando a estratégia de pneus de inúmeros concorrentes. Lutando contra as condições adversas, as equipas Alpine conseguem subir nos dois primeiros degraus do pódio, com o sueco Ove Andersson e o francês Jean-Luc Thérier a conquistarem, respetivamente, o primeiro e o segundo lugar ao volante dos respetivos A110.
1973 | 1.º Campeonato do Mundo de Ralis
A Alpine renova a proeza em 1973 e vence o recém-criado Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) logo no seu primeiro ano de existência. O A110 1800 obtém aqui 6 vitórias em 13 ralis, incluindo dois pódios.
O A110 San Remo 73 celebra a vitória crucial que consolidou o título em 1973.
1973 | Rali automóvel de Monte Carlo
Os célebres percursos de Monte Carlo acolheram a primeiríssima ronda do Campeonato do Mundo de Ralis que continua a apaixonar as multidões hoje em dia. Mais uma vez, as condições meteorológicas revelam-se extremamente desafiantes e apenas um quinto dos concorrentes terminam a prova.
A Alpine sai novamente triunfante face aos seus concorrentes, com cinco A110 entre os primeiros seis lugares, incluindo os três degraus do pódio. O primeiro troféu de todos do Campeonato do Mundo é conquistado pelo francês Jean-Claude Andruet.
1975 | Rali de Tour de Corse
A soberania do A110 não poderia durar eternamente e a chegada do Stratos torna-se um grande desafio para todos os pilotos que com ele partilham as etapas. Mas a nossa história não tinha chegado ao fim: o heroico Jean-Pierre Nicolas e o seu automóvel número 7 conseguem terminar a apenas 32 segundos do Lancia na ilha de Córsega.
O A110 Tour de Corse 75 homenageia esta proeza e a emblemática cor amarela da carroçaria do veículo de Jean-Pierre Nicolas nesta épica corrida.
A Alpine vence inúmeras corridas de endurance nos anos 1960 e 1970, antes de regressar em 2013, com vitórias e títulos mundiais assegurados. Depois de mais de 60 anos de história, a Alpine abre um novo capítulo híbrido com o Hypercar A424, que lutará pela vitória na classificação geral de Le Mans a partir de 2024.
Vitórias no índice de desempenho
Os organizadores das 24 Horas de Le Mans celebraram a genialidade dos responsáveis de projetos com as suas novas regras de «índice de eficácia térmica», que permitiram brilhar as carroçarias finas e os pequenos motores dos Alpine. O magnífico M64 em forma de gota de água venceu um prémio em 1964, ao passo que em 1966 um trio de A210 monopolizou todo o pódio desta «corrida dentro da corrida», que valeu à Alpine o nome de «litro de gasolina mais rápido do mundo».
Campeonato europeu de veículos desportivos de 1974
Estas vitórias nos índices acenderam uma chama no coração de Jean Rédélé: a de uma vitória em Le Mans. Os investimentos da Renault permitem uma maior ambição no domínio do endurance. O Alpine A441 vence o Campeonato Europeu de Automóveis Desportivos, com sete vitórias e inúmeras recompensas pela «volta mais rápida». O seu motor Gordini V6 de 2 litros, em harmonia com a regulamentação do Grupo 5, dá origem a inúmeros automóveis de corrida emblemáticos.
Vitória nas 24 Horas de Le Mans 1978
O sonho de Jean Rédélé realizou-se 4 anos mais tarde, quando o Alpine A442B ganha a corrida de endurance mais lendária do mundo. Com Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud ao volante, o Alpine termina com um avanço surpreendente de cinco voltas em relação aos nossos rivais alemães. A longa história de amor com Le Mans é celebrada com a edição A110 R Le Mans e continua em 2024 com o novo Hypercar A424 que marca a entrada na categoria superior do Campeonato do Mundo de Endurance.
Alpine estreia-se na F1®
En 2021, a Alpine sucede a Renault, lançando a escuderia Alpine F1 Team, com uma equipa com mais de 40 anos de história repletos de vitórias nos campeonatos do mundo. A escuderia tem o apoio dos conhecimentos especializados e do know-how das instalações de Viry Châtillon (França) e Enstone (Reino Unido).