Jean Rédélé, o fundador.
Jean Rédélé nasceu a 17 de maio de 1922 numa família apaixonada pelo desporto automóvel. Depois de ter terminado os seus estudos de forma brilhante, aos 24 anos assume as rédeas de um concessionário Renault em Dieppe, a sua cidade natal. Aprimora as suas competências de engenheiro e de piloto no mundo das corridas, plenamente ciente de que o desporto automóvel permite demonstrar as capacidades dos seus veículos — uma abordagem que irá abrir caminho para automóveis desportivos muito especiais.
Primeiros passos modestos
O Renault 4CV é frequentemente considerado o automóvel familiar do pós-guerra por excelência, mas Jean Rédélé percebeu que havia mais potencial e superou os desempenhos do grupo motopropulsor graças à sua caixa de cinco velocidades. Correu nos Alpes e no penoso percurso da corrida Mille Miglia ao volante de um 4CV, alcançando inúmeras vitórias. Os modelos que se seguiram ostentam o nome do local onde ele teve mais prazer no aperfeiçoamento da sua arte: as sinuosas estradas alpinas.
A filosofia da Alpine
«É este sentimento fascinante de controlo que quero que os clientes sintam ao volante do veículo que pretendia construir», afirma Jean Rédélé. Ele cria o seu próprio automóvel desportivo, revestindo a mecânica do 4CV com uma carroçaria leve em alumínio: Uma diminuição de 60 Kg em comparação com a versão original. Esta busca de leveza permanecerá um elemento central dos modelos Alpine.
A marca é oficialmente instituída em junho de 1955 em Dieppe, a cidade natal de Jean Rédélé e onde ainda hoje são construídos os automóveis.
Criado em 1962, o A110 é uma evolução dos dois modelos anteriores, o A106 e o A108. Ainda nos dias que correm, o seu estilo é imediatamente reconhecível. Ao longo da sua vida incrível, o A110 viu a sua potência triplicar e os seus desempenhos dispararem, ao passo que o seu extraordinário sucesso nas corridas de rali foi democratizado para os condutores citadinos.
Os automóveis Alpine caracterizam-se por três princípios: leveza, agilidade e espírito competitivo. Este ADN inspirou vitórias em inúmeras disciplinas do desporto automóvel. Nos anos 1960, a Alpine conseguiu impor-se nas categorias de eficácia das 24 Horas de Le Mans, antes de conquistar uma vitória absoluta em 1978. O investimento da Renault também permitiu ao A110 ganhar o primeiro troféu do Campeonato do Mundo de Ralis em 1973.
O regresso de um ícone
O Alpine A110 regressa em força ao centro das atenções em 2017; o espírito pioneiro de Jean Rédélé reencarnou num automóvel que aliava um grupo motopropulsor ajustado com perícia a uma carroçaria fina e leve, para perturbar a hierarquia dos automóveis desportivos. Várias vezes galardoado, é apreciado quer pelos críticos automóveis quer pelos fãs da Alpine, tanto os antigos como recentes. Ainda mais fascinante de conduzir do que os seus homónimos, o A110 estabelece a ligação entre o passado, o presente e o futuro da Alpine.