«Com o Rac(H)er, aceleramos para destacar os talentos femininos e incentivar a nova geração a juntar-se à indústria do desporto automóvel, sejam engenheiras, mecânicas ou pilotos.»
Claire Mesnier, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Alpine
DESCUBRA AS NOSSAS INICIATIVAS
Programa Rac(h)er
ENVEREDAR PELA PARIDADE
Em 72 anos de Fórmula 1, apenas 6 dos 885 pilotos foram mulheres! Lançado em 2022, o programa Rac(H)er promove a inclusão das mulheres nas nossas equipas, desde as funções técnicas à corrida automóvel. A nível interno, o programa desconstrói os preconceitos pré-existentes e desenvolve a nossa cultura de empresa promovendo a paridade. No circuito, o Rac(H)er identifica, recruta e acompanha as jovens promessas rumo à vitória. Com o Rac(H)er, reforçamos o nosso empenho numa vitória meritória, com um objetivo de 30 % de mulheres dentro de 5 anos!
NICOLA ADAMS
UMA MENTORA DE EXCEÇÃO
A bi-campeã olímpica Nicola Adams torna-se mentora do programa Rac(H)er! A atleta irá treinar pilotos, dar conselhos valiosos aos colaboradores e dinamizar conferências destinadas a sensibilizar as equipas para a diversidade enquanto alavancagem do desempenho. A encarnação perfeita do espírito Rac(H)er, Zara Rutherford está juntamente empenhada connosco. A piloto feminina mais jovem a viajar sozinha à volta do mundo a bordo de um ULM, irá partilhar a sua experiência inspiradora com a nova geração.
SOPHIA FLOERSCH E ABBY PULLING
APOIAR AS MULHERES NA FÓRMULA 1
O programa Rac(H)er reforça as suas iniciativas ao apoiar dois novos talentos: Sophia Floersch junta-se oficialmente à Alpine Academy no campeonato de Fórmula 3. A talentosa piloto alemã de 22 anos irá beneficiar de um programa de treino desportivo personalizado. O mesmo sucede com Abbi Pulling, que passa do estatuto de piloto afiliada Alpine a membro da Alpine Academy. Após excelentes desempenhos no campeonato 2022 W Series, ela visa agora a competição na Fórmula 1 da Academy Series 2023.
PROGRAMA KARTING
SEIS NOVAS RECRUTAS PARA AS JOVENS ESPERANÇAS
O programa Rac(H)er recebe seis raparigas piloto no programa de karting da Alpine para as jovens esperanças: as francesas Angélina Proenca e Lisa Billard (13 anos), a australiana Aiva Anagnostiadis (15 anos), a suíça Chiara Battig (12 anos), a italiana Maria Chiara Nardelli (12 anos) e a britânica Kaur Kera Sukhmani (10 anos). As seis adolescentes integram um programa desportivo personalizado para se tornarem as campeãs do amanhã. Não há nada melhor para impulsionar o desenvolvimento de talentos femininos no desporto automóvel.
HUMAN HIGH-PERFORMANCE CENTRE
A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Localizado em Enstone, o nosso Human High-Performance Centre coloca o desempenho e os pilotos no centro de um novo programa de treino concebido pelo diretor da Alpine Academy, Julian Rouse, e a sua equipa. Graças a um protocolo científico único, medimos as características físicas, psicológicas e cognitivas dos nossos pilotos para conceber um programa de treino personalizado que tira o máximo proveito dos seus desempenhos, independentemente do sexo.
CULTURA DA EMPRESA
PROGRAMAS INTERNOS EM PROL DA PARIDADE
A nível interno, a Alpine irá tirar partido dos 34 anos de experiência de Springboard na criação de programas de desenvolvimento pessoal de alto nível para promover a liderança das mulheres de Enstone. Este programa-piloto será associado a outras iniciativas, como o workshop «Allyship Training», para o empoderamento das mulheres da fábrica, ou ainda o «Women in Engineering», um grupo de trabalho pioneiro para sensibilizar as mulheres engenheiras para estes novos desafios. O objetivo? Poder contar com 30% de mulheres nas nossas equipas dentro de 5 anos!