Informação sobre a proteção dos seus dados pessoais
O Grupo Renault esforça-se permanentemente por respeitar os regulamentos relativos à proteção dos dados de carácter pessoal (adiante «dados pessoais») e coloca esta preocupação no centro da sua ética, tal como é descrito na Política do Grupo para a proteção de dados pessoais e que pode ser consultada no endereço https://group.renault.com/nos-engagements/le-groupe-renault-et-vos-donnees-personnelles/
De facto, o Grupo Renault considera que a proteção dos dados pessoais é essencial para construir uma relação de confiança com os seus clientes. Neste âmbito, pretende assegurar a máxima transparência no tratamento dos dados pessoais que os seus clientes lhe fornecem ou que recolhe através dos vários contactos que os clientes podem ter com o Grupo Renault.
O objetivo da presente política de informação consiste em informar, detalhadamente, sobre as condições de tratamento dos seus dados pessoais pelo Grupo Renault, bem como os direitos e as possibilidades de que dispõe para controlar os seus dados pessoais e proteger a sua vida privada.
O Grupo Renault é um grupo internacional:
- Que detém as marcas Renault, Dacia, Alpine, Renault Samsung Motors e Lada,
- Constituído por várias entidades jurídicas em França e no estrangeiro, responsáveis nomeadamente pela fabricação, distribuição de veículos e peças e pela comercialização de serviços associados, como sejam os serviços conectados, a manutenção, a garantia ou o financiamento,
- E do qual a casa-mãe é a empresa Renault SAS situada em França, em 13/15 quai le Gallo 92100 Boulogne-Billancourt.
Além disso, o Grupo Renault apoia-se numa rede de distribuidores autorizados para vender os veículos das suas marcas, bem como produtos e serviços associados.
As empresas do Grupo Renault e/ou a sua rede de distribuidores podem ter necessidade de recolher e tratar dados de carácter pessoal que lhe dizem respeito. A responsabilidade de cada uma destas entidades no tratamento dos seus dados pessoais varia consoante a empresa do Grupo ou a rede de distribuidores com quem partilhou os seus dados pessoais e em função da participação destes nos vários serviços ou produtos fornecidos. Para as necessidades deste documento, «nós» ou «Renault» envia à Renault SAS, Renault Portugal e à rede de distribuidores da Renault Portugal.
De uma maneira geral, são responsáveis conjuntos pelo tratamento no sentido da legislação aplicável em matéria de dados pessoais:
A empresa Renault SAS. As informações de contacto do respetivo encarregado de proteção de dados são as seguintes: Renault SAS, Direção Serviços Jurídicos – Encarregado de Proteção de Dados, 13/15 quai le Gallo 92100 Boulogne-Billancourt.
A empresa Renault Portugal S.A., com sede na Rua Dr. José Espírito Santo, Lote 12-E, 1950-096 Lisboa.
As informações de contacto do seu encarregado da proteção de dados são as seguintes DPO Portugal, Lagoas Park, edifício 4, 2740-267 Porto Salvo – dpo.portugal@renault.pt
e os membros da sua rede cuja lista e informações de contacto estão disponíveis no website https://www.renault.pt/concessionarios.html
Em determinadas situações, as empresas Renault SAS e Renault Portugal S.A. e os membros da rede desta podem igualmente tratar os seus dados pessoais na qualidade de responsáveis independentes pelo tratamento. As informações de contacto do encarregado da proteção de dados são as acima indicadas.
Os seus dados pessoais serão tratados pela OMG Portugal e pela Renault Portugal, na qualidade de Responsáveis pelo Tratamento,e pela GoConnection, na qualidade de subcontratante para efeitos de marcação de visita ao concessionário no âmbito da campanha Dias 100% Renault.
Os «dados pessoais» designam qualquer informação que permita identificá-lo direta (como o seu nome) ou indiretamente (por exemplo, um número de cliente exclusivo).
De uma maneira geral, comprometemo-nos a recolher apenas os dados pessoais que são pertinentes e adequados a cada uma das finalidades para as quais tratamos os seus dados pessoais.
Os dados pessoais que recolhemos dependem da nossa interação consigo e podem incluir informações relativas:
• À sua identidade e informações de contacto (apelido, primeiro nome, endereço postal, email, telefone, etc.),
• A dados relacionados com a sua situação pessoal e/ou profissional (situação familiar, categoria socioprofissional…),
• Aos seus dados de pagamento e de transação (tipo de pagamento, desconto concedido, etc.),
• A dados relativos à nossa relação comercial, em especial os nossos contratos e interações (histórico das encomendas, intervenções pós-venda, contratos de serviços, sorteios, interações com o nosso serviço de apoio ao cliente, etc.,
• Aos dados de identificação do seu veículo (marca, modelo, matrícula, n.° de chassis…),
• A dados de localização geográfica (o seu consentimento é recolhido quando a legislação no-lo exige),
• A dados relacionados com a utilização do veículo (quilometragem, trajeto, utilização do sistema multimédia...) e, eventualmente, da bateria (nível de carga…),
• Se tiver um veículo conectado, aos dados que permitem efetuar o controlo do veículo e, eventualmente, da bateria (trancamento/destrancamento, pré-climatização, programação da carga da bateria...) relativos ao modo de condução (utilização dos comandos, acelerações, travagens...) ou ao fornecimento dos serviços conectados ou aplicações integradas a bordo,
• A dados necessários para a realização de ações de fidelização, prospeção, estudo e sondagem (por exemplo, as suas preferências em matéria de veículos),
• A dados relativos aos seus perfis digitais (contas online),
• A dados relacionados com a utilização dos nossos websites e aplicações móveis, bem como as nossas comunicações (número de visitas, página visitada, abertura das nossas mensagens, etc.).
Se optar por não fornecer os dados obrigatórios, provavelmente não poderemos tratar o seu pedido ou fornecer os serviços em causa. As outras informações destinam-se a conhecê-lo melhor, particularmente para lhe enviar mensagens publicitárias personalizadas. Por conseguinte, estas informações são de caráter facultativo.
Solicitamos-lhe que nos informe por escrito sobre qualquer modificação relativa aos seus dados pessoais.
Os produtos e serviços que propomos destinam-se principalmente a pessoas maiores de idade. Por conseguinte, não efetuamos qualquer tratamento específico para as pessoas menores de idade.
Fornecemos-lhe explicações sobre o contexto de recolha dos seus dados, as finalidades para as quais os tratamos e o período durante o qual os conservamos.
3.1 – O contexto de recolha
Recolhemos os seus dados pessoais, nomeadamente, quando:
- Visita algum dos nossos websites, que podem utilizar cookies ou outros web beacons,
- Nos contacta através de um formulário online, email, telefone, live chat, visita a concessão ou por qualquer outro meio,
- Participa num sorteio ou num evento, ou subscreve alguma das nossas newsletters,
- Compra um veículo ou um serviço (manutenção, reparação, garantia, serviços conectados),
- Utiliza um veículo conectado,
- Responde a um dos nossos estudos ou inquéritos de satisfação,
- Cria uma conta de utilizador para ter acesso aos nossos serviços a partir do seu computador ou smartphone,
- Interage connosco através das redes sociais, nomeadamente com os botões «Gosto», «Partilhar» ou «Twitter» de Facebook, Instagram e Twitter nas páginas Renault, o que pode implicar recolhas ou trocas de dados pessoais entre as redes sociais e nós.
Também podemos obter informações adicionais sobre si através de outras empresas do nosso Grupo ou de parceiros, com o seu consentimento quando tal seja legalmente exigido.
3.2 – Objetivos do tratamento de dados pessoais
No âmbito das nossas relações e consoante o contexto em que os seus dados pessoais sejam recolhidos, podemos ter de utilizar os seus dados para:
A – Gerir as nossas primeiras interações
B – Gerir a nossa relação comercial
C – Gerir os serviços fornecidos pelo seu veículo conectado e aplicações integradas a bordo
D – Desenvolver estudos e análises
E – Gerir as nossas operações de marketing
A – Gerir as nossas primeiras interações
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
Na sequência das visitas aos nossos websites ou aplicações móveis, e gestão do respetivo funcionamento e segurança |
Este tratamento baseia-se na sua aceitação dos cookies depositados/lidos no seu terminal (consulte a nossa política de cookies ) e no nosso legítimo interesse (fornecer-lhe websites e aplicações seguros) |
Pedidos de informação, de estimativas/orçamentos, de test drive (e, eventualmente, cobrança de coima relacionada com este test drive), etc. |
Este tratamento é justificado pela relação pré-contratual resultante da sua solicitação ou das nossas obrigações legais (colaboração com as autoridades para a cobrança de coimas por infração) |
Navegação e interações com a nossa «página fã» no Facebook |
Este tratamento é justificado pela sua relação contratual enquanto utilizador do Facebook. Neste contexto, a Renault Portugal, S.A. e o Facebook são responsáveis conjuntos pelo tratamento de dados. |
Chamamos a sua atenção para o facto de o Facebook realizar um relatório de atividade e estatísticas de forma anónima a partir de visitas à «página fã» com fins de gestão da promoção da atividade da Renault, podendo igualmente utilizá-los para melhorar o sistema de publicidade do Facebook. Para mais informações relativas aos tratamentos de dados pessoais realizados pelo Facebook, por favor consulte a política de privacidade desta rede social no seguinte endereço: https://www.facebook.com/about/privacy.
B – Gerir a nossa relação comercial
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
A gestão da encomenda do seu veículo (e, nomeadamente, o respetivo seguimento, desde a fabricação até à entrega), o seu pedido de matrícula, a sua solicitação de documentos relativos ao veículo, os seus contratos (de manutenção, extensão de garantia, serviços conectados), as suas reparações, a sua garantia (nomeadamente, pedidos de imputação), uma assistência em viagem… |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
A gestão das suas contas de utilizador e meios de autenticação |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
A gestão da sua participação em fóruns, comunidades |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento. |
A gestão das suas reclamações |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (prevenção ou exercício dos nossos direitos em ações judiciais) |
Responder aos seus eventuais pedidos de exercício de direitos relacionados com os seus dados pessoais (consulte a secção «quais são os seus direitos») |
Este tratamento baseia-se nas nossas obrigações legais e pode exigir a verificação da sua identidade |
A gestão dos nossos inquéritos de satisfação, a gestão e a resposta aos seus comentários, de forma a melhorar o seu nível de satisfação e os nossos produtos e serviços, |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos nossos produtos e serviços) |
Gestão da base de dados consolidada de clientes/potenciais clientes |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (com o objetivo de obter uma visão atualizada e consolidada dos dados) |
A gestão da sua relação com o veículo, em particular, as várias operações realizadas no seu veículo |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (seguimento da qualidade dos nossos produtos) |
Uma campanha de chamadas de veículo devido a um problema de qualidade |
Este tratamento baseia-se nas nossas obrigações legais (legislação relativa a produtos defeituosos) e no nosso legítimo interesse (assegurar a qualidade dos nossos produtos) |
Quando está em contacto com o serviço de apoio ao cliente, o nosso objetivo é responder o melhor possível aos seus pedidos. Para melhorar a qualidade dos nossos serviços, formar e avaliar os nossos colaboradores, as suas chamadas poderão ser gravadas. Todavia, poderá opor-se a esta gravação a qualquer momento e sem que seja necessária justificação.
C – Gerir os serviços fornecidos pelo seu veículo conectado e aplicações integradas a bordo
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
Garantir a sua segurança na estrada (chamada de emergência, alerta para o risco de colisão, deteção de transposição involuntária de via, limitador de velocidade e travagem de emergência automática) |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco ou pelas nossas obrigações legais. |
Fornecer-lhe e gerir as suas aplicações comerciais (publicidade orientada, assistência no local, seguro personalizado) |
Este tratamento é justificado, consoante a situação, pelo seu consentimento ou pelo nosso legítimo interesse (fornecer-lhe conteúdos pertinentes) ou pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Assegurar a cibersegurança dos sistemas |
Este tratamento é justificado pelo nosso legítimo interesse (fornecer-lhe sistemas seguros) |
Ativar os seus serviços conectados e aplicações integradas a bordo, gerir as suas contas e os contratos associados |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Combater o roubo (notificação de roubo, seguimento dos veículos roubados) |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Fornecer-lhe os serviços conectados e aplicações integradas de ajuda à condução (mensagens de antecipação, eco-condução, ajuda ao estacionamento) |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Controlo à distância (controlo do veículo e do quadro de instrumentos) |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Fornecer-lhe serviços conectados e aplicações integradas de navegação |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento. |
Gerir e fornecer-lhe os serviços relacionados com a bateria e os serviços conectados e aplicações integradas a bordo associados |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Fornecer-lhe serviços de diagnóstico, de assistência e de manutenção dos seus veículos, dos sistemas e das cartografias (alertas relativos ao funcionamento do veículo, à data da inspeção periódica obrigatória, a atualizações de software efetuadas à distância, manutenção proativa, manutenção preditiva…) |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Alguns serviços conectados ou aplicações integradas a bordo que subscreveu utilizam serviços propostos pela Google, para lhe fornecer dados cartográficos ou pontos de interesse no veículo ou no smartphone. Para mais informações relativas aos tratamentos dos seus dados pessoais que poderão envolver a Google, por favor consulte a política de privacidade deste motor de pesquisa no seguinte endereço: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-pt
Quando lhe enviamos mensagens para o ecrã do seu veículo, pretendemos informá-lo sobre o fim de um dos seus contratos de serviços e propor-lhe a sua renovação.
Alguns serviços conectados e aplicações integradas a bordo podem exigir o tratamentos dos seus dados de localização. O seu consentimento é solicitado antes do tratamento destes dados. Pode retirar o seu consentimento e suspender este tratamento a qualquer momento.
Para alguns veículos elétricos, quando liga o seu telefone ao seu veículo, é-lhe solicitado o seu número de telemóvel para que lhe sejam enviadas notificações relativas ao estado de carga da bateria. Pode gerir as modalidades de receção das notificações e escolher não as receber na secção «Minhas notificações».
Comprometemo-nos a respeitar a sua privacidade, mas lembramos que é da sua responsabilidade informar qualquer outro utilizador ou comprador do veículo sobre as condições de tratamento dos dados pessoais pela Renault.
D – Desenvolver estudos e análises
Os estudos e análises são efetuados com o objetivo de medir o nosso desempenho, avaliar a qualidade dos nossos produtos e serviços e o nível da satisfação cliente, e melhorá-los de forma contínua.
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
Solicitar a sua participação em estudos no âmbito do desenvolvimento de novos produtos e serviços, de medição da nossa imagem de marca |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento. |
Efetuar análises com vista a medir o nosso desempenho comercial, nomeadamente a eficácia das nossas operações de marketing |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (medição do desempenho da nossa atividade) |
Pesquisa e desenvolvimento dos nossos produtos e serviços |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos nossos produtos e serviços) |
Assegurar a qualidade dos nossos veículos, peças e serviços, nomeadamente através de estudos de incidentologia e durabilidade |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos nossos produtos e serviços) |
Realizar análises para melhorar o nível de satisfação dos nossos clientes |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos nossos produtos e serviços) |
E – Gerir as nossas operações de marketing
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
Envio de campanhas publicitárias (digitais ou não), de newsletters, |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento ou no nosso legítimo interesse (fornecimento de conteúdos pertinentes) |
Sorteios, eventos, patrocínios, |
Este tratamento baseia-se no contrato (aceitação do regulamento) |
Campanha publicitária online, personalização de conteúdos, |
Este tratamento baseia-se na sua aceitação dos cookies depositados/lidos no seu terminal (por favor consulte a nossa política de cookies) |
Análise avançada para personalização do marketing (criação de perfil) e melhoria do conhecimento dos nossos clientes e do nosso mercado |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo (para melhor conhecer os comportamentos dos nossos clientes e potenciais clientes e/ou fornecer-lhes conteúdos pertinentes) |
Analisamos os dados pessoais dos nossos clientes e potenciais clientes, bem como os dados fornecidos diretamente (incluindo os dados relativos à navegação nos nossos websites e à utilização das nossas aplicações móveis, depois de obtido o seu consentimento) ou provenientes de terceiros (desde que tenha sido obtido consentimento, quando tal seja necessário), para criar algoritmos que nos permitem avaliar e/ou prever os seus eventuais interesses e preferências pelos nossos produtos e serviços (utilizando pontuações e segmentação).
Estas análises visam fornecer-lhe conteúdos personalizados, como sejam propostas comerciais específicas por email, conteúdos nos nossos websites ou de terceiros, etc. Por exemplo, estes tratamentos de dados podem implicar enviar-lhe propostas relativas ao segmento de veículos suscetível de lhe interessar. Isto permite-nos também não lhe enviar mensagens publicitárias se compreendermos que não correspondem aos seus interesses.
A utilização destas ferramentas é definida pela legislação como sendo criação de perfil. Consideramos ser do nosso legítimo interesse compreender as preferências dos nossos clientes e potenciais clientes, de forma a fornecer-lhes conteúdos correspondentes às suas necessidades e desejos. Procedemos à ponderação dos respetivos interesses e implementámos medidas que nos garantem que os seus direitos e liberdades fundamentais não são violados.
Pode obter mais informações sobre este ponto mediante pedido. Se pretender que não lhe enviemos mensagens baseadas num tratamento de criação de perfil, pode exercer o seu direito de oposição. Para tal, por favor consulte a secção «como exercer os seus direitos».
3.3 – Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais
De acordo com a legislação aplicável, comprometemo-nos a não conservar os seus dados pessoais para além do tempo necessário para a prossecução das finalidades para as quais os recolhemos, para responder às suas necessidades ou para cumprir as nossas obrigações legais.
Para calcular o prazo de conservação dos seus dados pessoais utilizamos os seguintes critérios:
• O prazo de vigência do seu contrato,
• O tempo necessário para processar o seu pedido ou reclamação;
• O período de tempo que a sua conta de utilizador está aberta, a não ser que esta esteja inativa durante 3 anos,
• O seu interesse pelas nossas marcas,
• Pela necessidade de manter um registo das suas interações connosco, para efeitos de gestão da nossa relação comercial, este tempo varia, nomeadamente, consoante tiver adquirido um veículo, um serviço como a reparação, ou simplesmente tiver interagido connosco sem celebrar qualquer contrato,
• As nossas obrigações legais ou regulamentares (é, nomeadamente, o caso dos dados técnicos dos nossos veículos).
Quando já não tivermos necessidade de utilizar os seus dados pessoais, estes serão eliminados dos nossos sistemas e dos nossos registos ou anonimizados, de forma a que não seja possível identificá-lo. No entanto, poderemos ter de conservar, em arquivo, alguns dos seus dados pessoais, de modo a podermos responder a eventuais ações judiciais, até ao termo do prazo de prescrição previsto pela legislação aplicável.
No seio do Grupo Renault e dos membros da sua rede, asseguramo-nos de que apenas as pessoas devidamente habilitadas, devido às suas funções e missões, a tratar os seus dados pessoais estão autorizadas a fazê-lo.
Podemos também ter de partilhar os seus dados pessoais com outras empresas do Grupo Renault, como a Renault MAI, responsável pelas atividades de mobilidade (como a partilha de veículos), ou filiais que prestam serviços financeiros, como a RCI Banque SA (Em Portugal RCBI Banque Sucursal em Portugal), depois de obtido o seu consentimento quando tal seja exigido pela legislação. Estas entidades podem agir como responsáveis pelo tratamento, de acordo com as respetivas políticas de proteção de dados pessoais, ou como prestadores de serviços, para desempenhar tarefas de acordo com as nossas instruções.
Para efetuar o tratamento integral ou parcial dos seus dados pessoais, recorremos a prestadores de serviços de confiança, que atuam como subcontratados de acordo com as nossas instruções e unicamente por nossa conta, nomeadamente para:
- O alojamento, a exploração ou a manutenção das nossas bases de dados, websites e aplicações móveis,
- O fornecimento de serviços de autenticação,
- A gestão da relação com os clientes (call centers, fornecimento de ferramentas de comunicação…)
- O fornecimento de serviços relacionados com o nosso marketing, nomeadamente o envio de propostas comerciais,
- A organização de sorteios, de eventos,
- A realização de estudos e sondagens.
Para todas estas partilhas de dados, comprometemo-nos a trabalhar apenas com empresas de confiança e a manter seguras estas relações (contratos, auditorias, garantias e testes de segurança…).
Em alguns casos, podemos partilhar os seus dados pessoais com parceiros que os utilizarão para as suas próprias finalidades. Neste caso, estes parceiros atuam como responsáveis pelo tratamento e as suas políticas de tratamento de dados pessoais são aplicadas aos dados partilhados. Garantimos que solicitaremos o seu consentimento para esta partilha sempre que a legislação o exigir ou, pelo menos, para lhe permitir que se lhe oponha.
Poderemos também oferecer-lhe a possibilidade de utilizar os seus dados de ligação às redes sociais. Informamos que, neste caso, partilhará connosco as informações do seu perfil. Os dados pessoais partilhados dependem da configuração da plataforma da rede social. De notar que as redes sociais aplicam as suas próprias políticas de respeito pela privacidade.
Por último, poderemos partilhar os seus dados pessoais com terceiros no âmbito do cumprimento de obrigações legais (como, por exemplo, a cobrança de coima por infração rodoviária durante um test drive) ou decisão administrativa ou judicial.
5.1- Os seus direitos
Beneficia de vários direitos em aplicação da legislação relativa à proteção de dados pessoais:
Direito de oposição ao tratamento dos seus dados pessoais com fundamento na sua situação particular e direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos casos em que tal esteja previsto na legislação aplicável.
Direito de oposição ao tratamento dos seus dados para fins de prospeção comercial: pode, a qualquer momento, opor-se ao envio das nossas comunicações relativas a propostas comerciais, novidades e eventos. Este direito pode ser exercido através da utilização da hiperligação de anulação da subscrição no email que lhe enviamos. Também se poderá opor a ser objeto de definição de um perfil.
Direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, para os fins para os quais o mesmo foi obtido.
Direito à informação: tem o direito de obter informações claras, transparentes e compreensíveis sobre a forma como utilizamos os seus dados pessoais e sobre os seus direitos. Esta política é disso exemplo.
Direito de acesso aos seus dados pessoais: tem o direito de obter informações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais (nomeadamente, os dados que são utilizados, para que finalidades, etc.), bem como uma cópia dos mesmos.
Direito de retificação: tem o direito de solicitar a retificação dos seus dados se forem inexatos ou estiverem desatualizados, apesar de nos esforçarmos por manter atualizada a informação que lhe diz respeito, o que irá ajudar-nos a cumprir com a nossa obrigação legal de ter atualizados os seus dados pessoais.
Direito de portabilidade dos seus dados pessoais, ou seja, em determinadas condições, o direito de receber os dados pessoais que nos forneceu num formato informático estruturado, correntemente utilizado, para que os possa transmitir a terceiros, se tal for tecnicamente possível.
Direito de apagamento (ou direito a ser esquecido): tem o direito de mandar apagar ou eliminar os seus dados. Este direito pode ser limitado no âmbito da nossa relação contratual (contrato em curso) ou cumprimento de obrigações legais (nomeadamente, a prevenção ou o exercício dos nossos direitos em ações judiciais).
Pode encontrar mais informações relativamente aos seus direitos através do website da Comissão Nacional de Proteção de Dados (https://www.cnpd.pt/).
Por último, dispõe do direito de apresentar uma reclamação junto da CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados, relativa ao tratamento dos seus dados pessoais. Agradecemos que, antes de efetuar qualquer reclamação, nos contacte, para que tentemos resolver o seu problema em conjunto.
5.2- Como exercer os seus direitos?
Pode atualizar as suas coordenadas e gerir os seus consentimentos à prospeção comercial diretamente na sua conta de utilizador (MyRenault, MyDacia…).
Para exercer qualquer um dos seus direitos, pode enviar-nos o seu pedido a qualquer momento através do formulário https://www.renault.fr/vos-droits.html ou por email para contacto.cliente@renault.pt ou por carta para o endereço Protecção de Dados – Lagoas Park, edifício 4, 2740-267 Porto Salvo, sendo necessário que nos forneça um comprovativo da sua identidade, sendo que ainda podemos ter de lhe solicitar algumas informações ou documentos (documento de identificação, Certificado de Matrícula) se não for possível identificá-lo ou para identificar os dados do seu veículo.
Os seus dados pessoais estão armazenados em servidores seguros. Implementamos, e exigimos dos nossos prestadores de serviços e parceiros, medidas apropriadas de segurança e proteção de dados, recorrendo às mais recentes tecnologias.
Quando o tratamento de um dado pessoal implica a sua transferência, asseguramos que essa transferência se processa segundo condições adequadas que garantem um nível suficiente de proteção, de segurança e de confidencialidade.
No âmbito da criação de uma conta digital, a inserção de uma palavra-passe que respeite os nossos padrões de segurança é obrigatória e faz parte da nossa política de privacidade. É da sua responsabilidade mantê-la secreta.
Na medida do possível, os seus dados são tratados no Espaço Económico Europeu (EEE). Todavia, dado que alguns dos nossos prestadores de serviços ou os seus subcontratados estão localizados em países fora do EEE, os seus dados são tratados nos respetivos países. Alguns destes países podem ter regulamentos sobre dados pessoais diferentes dos da União Europeia. Neste caso, prestamos especial atenção para garantir que esta transferência é efetuada em conformidade com os regulamentos aplicáveis e implementamos salvaguardas que asseguram um nível de proteção da sua privacidade e dos seus direitos fundamentais equivalente ao oferecido pela União Europeia (nomeadamente, através da utilização de Cláusulas Contratuais-tipo da Comissão Europeia).
Ocasionalmente, poderemos ter de alterar as presentes informações. Sempre que tal seja necessário ou exigido, informá-lo-emos e/ou solicitaremos o seu consentimento. Assim, solicitamos que consulte as informações a cada visita, para conhecer a versão mais recente.
Versão 004 atualizada em 19 de outubro de 2020.
Esta nova versão é uma revisão profunda da versão anterior. Pretende-se que seja mais acessível e mais completa. Aqui, encontrará todas as condições de utilização dos seus dados pessoais (em especial, a lista exaustiva das nossas finalidades). O tratamento dos seus dados pessoais com vista aos serviços conectados e às aplicações integradas a bordo está agora incluído nesta política. Fornecemos-lhe novas informações sobre a criação de perfil de utilizador. A presente versão oferece igualmente mais transparência sobre os destinatários dos seus dados pessoais, no seio do nosso Grupo e fora dele.