Paul-Loup Chatin treinou no karting durante a sua adolescência, antes de passar para os monolugares em 2010. Após vencer o troféu do Volante Euro Formula, conquistou os pódios ao longo das temporadas que se seguiram. A sua passagem em competições de Endurance traduz-se numa vitória imediata na classe LMPC da European Le Mans Series em 2013.
No ano seguinte, alcançou o título de Campeão da Europa na categoria LMP2 com a Signatech Alpine. O prémio «Jean Rondeau» reconhece o seu talento, a sua perseverança e a sua coragem, após um pódio nesta categoria nas 24 Horas de Le Mans.
Contribuiu em seguida para o acesso da Alpine ao Campeonato do Mundo de Endurance (FIA WEC) antes de enfrentar novos desafios. Em 2019, ganhou o seu segundo título europeu em Le Mans, em 2021 a corrida icónica das 24 Horas de Daytona, seguindo-se o troféu IMSA LMP2 em 2023. A sua condução incisiva permitiu à Alpine consolidar um 4.º lugar no campeonato de construtores em 2024.
«Quero agradecer à Alpine por renovar a sua confiança em 2025. Mal posso esperar pela primeira corrida do calendário para confirmar a nossa posição, graças a toda a experiência arrecadada em 2024. Vivemos um ano repleto de aprendizagens, em que conseguimos aperfeiçoar e melhorar o nosso automóvel ao longo de todo o ano. Todos esperamos que os nossos esforços produzam frutos, e o Qatar será a primeira oportunidade de o comprovar.»
Novidades WEC