9 de outubro de 2022

A BWT Alpine F1 Team marcou hoje 18 pontos no Grande Prémio do Japão. Esteban Ocon terminou em quarto e Fernando Alonso em sétimo no final de uma corrida encurtada num circuito de Suzuka encharcado pela chuva.

 

 

Este resultado permitiu à equipa regressar ao quarto lugar do Campeonato de Construtores, com 143 pontos.

 

As chuvas intensas invadiram o circuito de Suzuka na hora que antecedeu o início da corrida e os nossos dois pilotos partiram com pneus intermédios. Ocon alcançou a quarta posição após o abandono de Carlos Sainz na primeira volta, e Alonso a sexta posição.

 

 

A corrida foi em seguida interrompida por uma bandeira vermelha em virtude do agravamento das condições.

 

 

A corrida foi retomada atrás do veículo de segurança durante 45 minutos – ou seja, 28 voltas – com ambos os pilotos com pneus de chuva.

 

 

Ocon lutou com Lewis Hamilton durante toda a corrida e a sua capacidade em defender a sua posição permitiu-lhe fazer frente ao séptuplo campeão do mundo.

 

 

Já Alonso, passou por duas vezes nas boxes para colocar pneus intermédios em cada uma das vezes, com vista a apanhar Sebastian Vettel, em sexto. Alonso ultrapassou três veículos após ter recuperado 22'' em seis voltas para alcançar o sétimo lugar, fracassando pouquíssimo no seu objetivo em relação ao piloto alemão. Por uns escassos 0''011.

 

 

Esteban Ocon - Partida P5 / Chegada P4: «Terminar em quarto lugar é um resultado fantástico para nós, sobretudo tendo em conta estas condições. A partida tornou-se difícil por força da chuva e da má visibilidade, e passar pelas primeiras fases da corrida exigiu um elevado nível de concentração. Estou feliz por termos podido correr e recompensar os adeptos pelo apoio que nos deram ao longo de todo o fim de semana. Correr contra o Lewis [Hamilton] é sempre um prazer. Tive de estar constantemente a olhar para os retrovisores enquanto pilotava. Quero felicitar o Max pelo seu título de campeão do mundo. Ele merece-o, depois de ter dominado e pilotado de forma brilhante cada corrida. Saímos do Japão com uma boa maquia de pontos e recuperando o quarto lugar do Campeonato de Construtores.»

 

 

Fernando Alonso - Partida P7 / Chegada P7: «A corrida de hoje foi entusiasmante mas muito caótica e estou contente por termos conseguido proporcionar um espetáculo aos adeptos. Marcámos alguns bons pontos e penso que poderíamos ter marcado ainda mais. Foi uma corrida difícil de gerir devido às condições húmidas, aos veículos de segurança e à bandeira vermelha. Ocorreram também alguns incidentes que estou convicto que serão analisados de forma a melhorar as coisas. Por último, quero felicitar o Max [Verstappen] por ter ganho o campeonato. Em geral, é um prémio amplamente merecido e espero que tenha mais concorrência no próximo ano! »

 

 

Otmar Szafnauer, Team Principal: «Não há dúvida que a corrida de hoje não foi fácil a qualquer nível, com condições complicadas que levaram todos a tomar decisões muito difíceis. Em primeiro lugar, foi fantástico ter podido realizar hoje a corrida e retribuir o gesto de todos os adeptos japoneses que se revelaram tão leais e excelentes ao longo de todo o fim de semana. A uma dada altura, equacionou-se a possibilidade de não haver voltas de corrida devido à chuva persistente e a uma visibilidade muito medíocre. Enquanto equipa, podemos estar satisfeitos com os pontos arrecadados nesta corrida, graças a Ocon, que obteve um resultado fantástico ao ocupar o quarto lugar no fim de uma corrida muitíssimo bem gerida, bem como a Alonso, que se classificou em sétimo lugar, que nos permitiram marcar um total de 18 pontos. Tivemos um ótimo desempenho durante todo o fim de semana e em cada sessão, pelo que merecemos os pontos que marcámos hoje e que nos permitem recuperar o quarto lugar no Campeonato de Construtores. Estas duas semanas foram muito intensas para a equipa, quer em Singapura quer no Japão, e iremos continuar a trabalhar arduamente para o próximo confronto duplo em Austin e no México, daqui a quinze dias. Parabéns ao Max Verstappen pelo título alcançado. Ele foi impressionante durante toda a temporada e foi um prazer observá-lo.»