19/03/2023
19 de março de 2023
A BWT Alpine F1 Team somou pontos pela segunda vez em duas corridas nesta temporada de 2023 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. Este domingo, Esteban Ocon classificou-se em oitavo e Pierre Gasly em nono no Grande Prémio da Arábia Saudita disputado no Circuito da Corniche de Jidá.
Registando quatro pontos, Ocon inaugurou o contador da sua campanha, ao passo que Gasly obteve mais uma vez o nono lugar, tal como há duas semanas, aquando da sua estreia com a equipa no Bahrein. A escuderia registou uma noite bastante calma, com ambos os pilotos a adotarem uma estratégia de uma única paragem para trocar de pneus médios para duros na corrida de cinquenta voltas. Gasly foi vítima de um pequeno susto no início, na sequência de um toque com o McLaren de Oscar Piastri na saída da segunda curva, mas o seu A523 escapou sem danos.
O primeiro a colocar pneus duros na décima quarta volta, Gasly foi seguido de Ocon duas voltas mais tarde. Logo em seguida, a intervenção do safety car após o abandono de Lance Stroll permitiu, porém, que Yuki Tsunoda saísse à frente dos dois pilotos, já que o japonês não tinha ainda passado pela pit-stop. Após o retomar da corrida, Ocon driblou o Alpha Tauri na vigésima quarta volta, sendo seguido de Gasly, com uma fantástica manobra na primeira curva.
Ambos os pilotos realizaram em seguida uma corrida prudente até ao cruzar da bandeira axadrezada, assegurando seis pontos meritórios.
Esteban Ocon – Grelha: 6.º/Chegada: 8.º «Diria que foi uma corrida proveitosa para a equipa em geral. O resultado final reflete o nosso desempenho e o oitavo lugar é o máximo que conseguiríamos alcançar hoje. É obviamente positivo ter ambos os veículos a pontuar, principalmente após o Bahrein, mas não nos podemos contentar com a nossa posição atual. O nosso monolugar tem potencial e iremos prosseguir a nossa aprendizagem no sentido de diminuir a distância em relação aos nossos adversários. Queremos ir mais além e continuaremos a trabalhar arduamente para o conseguir. Este fim de semana faremos um ponto de situação antes que a nossa atenção se desvie rapidamente para a Austrália, onde ambicionaremos mais.»
Pierre Gasly – Grelha: 9.º/Chegada: 9.º «É verdadeiramente satisfatório concluir as minhas duas primeiras corridas com a equipa a pontuar. Considero que hoje terminámos onde devíamos, com o oitavo e o nono lugares. Fizemos bons progressos, aprendemos cada vez mais à medida que conduzimos o veículo e temos de continuar a colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos para continuar a melhorar o nosso conjunto. Quanto a mim, tenho ainda mais para dar, nomeadamente no que toca a alcançar o máximo nas qualificações para estar em melhor posição para a corrida. Estou ansioso por analisar tudo com a equipa para continuar a minha aprendizagem antes da prova da Austrália e estou desejoso por mostrar novos progressos.»
Otmar Szafnauer, Team Principal: «Esta corrida evidenciou muitas coisas, seja nos domínios em que sabemos existir pontos positivos, seja noutros em que temos de progredir. Terminar em oitavo com Ocon e em nono com Gasly foi, provavelmente, o máximo possível para hoje e estamos no bom caminho para alcançar os nossos objetivos. Ainda não estamos onde queríamos e ainda temos muito trabalho à nossa espera para chegarmos mais à frente na linha da grelha. Apanhámos algumas escuderias à nossa frente no campeonato no ano passado e temos de continuar a diminuir esta distância. Este fim de semana iremos fazer o ponto de situação em equipa, pois há muitos aspetos positivos e questões mais subtis a melhorar. Em harmonia com o nosso plano de desenvolvimento, estão prestes a chegar evoluções e estamos ansiosos por estar na Austrália daqui a duas semanas para colocar em prática os ensinamentos recolhidos e partir com um resultado sólido.»