20 de novembro de 2022

A BWT Alpine F1 Team garantiu hoje o quarto lugar do Campeonato do Mundo de Construtores da Fórmula 1 no final da temporada de 2022, com Esteban Ocon a marcar seis pontos no palco da final do Grande Prémio, em Abu Dhabi. O seu companheiro de equipa Fernando Alonso, que disputou a sua última corrida ao lado da equipa, foi infelizmente forçado a abandonar.

 

A equipa encerrou o ano com 173 pontos. Com um registo de 92 pontos, Ocon assume o oitavo lugar do Campeonato de Pilotos, imediatamente à frente de Alonso, em nono, com 81.

 

 

A estratégia provou ser a chave principal desta corrida constituída por 58 voltas, com decisões difíceis para todos os pilotos, em que alguns dos quais optaram por uma paragem e outros por duas. Após o abandono de Alonso devido a uma fuga de água na 27.ª volta, Ocon optou por uma estratégia de duas paragens, tendo parado nas 14.ª e 41.ª voltas para colocar pneus duros. No fim, Ocon ficou a um triz de Lando Norris, cruzando a linha da meta a um segundo do seu rival, que disputava pela McLaren.

 


Ao longo desta temporada de 2022, a equipa colocou por onze vezes os seus dois monolugares no top 10, em que o melhor resultado é um quarto lugar obtido por Ocon no Grande Prémio do Japão. Além disso, com 173 pontos, a equipa marcou mais 18 unidades em relação à sua campanha de 2021, tendo prosseguido a sua trajetória ascendente do seu plano em 100 Grandes Prémios.

 


Esteban Ocon - Partida 8.º/Chegada 7.º: «Quero dar as minhas mais sinceras felicitações a toda a equipa, tanto a quem trabalha nos circuitos como aos que trabalham nas oficinas de Enstone e de Viry, por ter obtido o quarto lugar do Campeonato de Construtores. A temporada foi longa e intensa e é bom ter alcançado o objetivo estabelecido no início do ano. Quanto a mim, registei a minha melhor posição na classificação de Pilotos, o que foi igualmente muito satisfatório. Quanto à corrida de hoje, esta sétima posição é um excelente resultado e, com mais uma volta, teria conseguido acabar em sexto, pois estava prestes a ultrapassar o Lando [Norris]. Gostei destes últimos dois anos ao lado do Alonso e desejo-lhe o melhor para o próximo ano. Ele será para sempre uma lenda desta equipa e deste desporto e estou ansioso por defrontá-lo em pista em 2023. Agora é altura de fazer uma pausa antes de iniciar o trabalho para a preparação do próximo ano.»

 


Fernando Alonso – Partida 10.º /Chegada: Ab.: «Infelizmente, hoje tivemos outro abandono, altura em que batalhávamos pelos pontos e estávamos mais confortáveis. Mas o mais importante é que a equipa terminou em quarto lugar do Campeonato de Construtores, que era o nosso objetivo deste fim de semana, pelo que quero felicitar todos os membros da equipa por o termos alcançado. Não obstante de me despedir da equipa no final deste fim de semana, guardarei boas recordações da Alpine. Passei nove anos da minha vida com esta equipa e ganhei dois campeonatos no passado com a Renault, pelo que desejo a todos as melhores felicidades para o futuro.»

 


Otmar Szafnauer, Team Principal: «Em primeiro lugar, felicito toda a BWT Alpine F1 Team por este resultado fantástico, que representa o quarto lugar no Campeonato de Construtores. Era esse o nosso objetivo no início do ano e, sem dúvida alguma, mereciamo-lo depois de termos demonstrado um elevado nível de competitividade e ao pontuarmos regulamente na maior parte das corridas. O mérito vai para as equipas de Viry e de Enstone, que realizaram um trabalho maravilhoso na disponibilização de um veículo de corrida eficaz. Evidentemente, tivemos altos e baixos, mas tais experiências fazem parte da aventura e continuaremos a aprender, a desenvolver e a crescer enquanto equipa. Gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento a Fernando Alonso por todos os esforços que desenvolveu ao longo da temporada e pelos desempenhos que realizou e que jamais esqueceremos. Desejamos-lhe o melhor para o futuro. Quero também felicitar o Ocon, que obteve a sua melhor classificação de sempre no Campeonato de Pilotos. Estamos ansiosos por ver o que ele conseguirá fazer no próximo ano. Mas, antes disso, a equipa merece um pouco de descanso após uma longa temporada e estou confiante de que regressaremos em 2023 cheios de energia e determinados a recomeçar e a continuar a lutar pelos nossos objetivos.»

 


Laurent Rossi, CEO da Alpine: «Felicito toda a equipa por este quarto lugar no Campeonato de Construtores finda uma temporada muito renhida. Estávamos cientes que a campanha seria difícil em muitos aspetos, nomeadamente devido às grandes alterações dos regulamentos e ao facto de termos de partir do zero em termos de conceção do veículo. Agradeço a todas as pessoas de Enstone e à Viry por terem sido incansáveis em toda esta evolução de forma a permitir-nos progredir continuamente ao longo de todo o ano. O nosso objetivo era alcançar o quarto lugar, pelo que é extremamente agradável tê-lo conseguido e superado com sucesso esta etapa. Todos nós na Alpine queremos alcançar ainda mais e estamos determinados a usar este resultado como um trampolim para a próxima temporada, em que pretendemos prosseguir a nossa trajetória ascendente para o topo da grelha. Por agora, iremos desfrutar de um pouco de descanso durante a inter-época e regressaremos no próximo ano com os olhos postos no futuro. Por último, quero deixar um agradecimento especial ao Alonso pelas suas excecionais prestações na equipa ao longo dos anos. Desejamos-lhe o melhor para o próximo capítulo da sua carreira.»