22 de outubro de 2022

A BWT Alpine F1 Team concluiu as qualificações do Grande Prémio dos Estados Unidos dececionada. Fernando Alonso classificou-se em nono e Esteban Ocon em décimo oitavo no Circuito das Américas de Austin, no Texas.

 


Após diversas penalizações na grelha, Ocon irá partir em décimo sétimo e Alonso - que conta com um novo motor térmico e, por essa razão, tem uma penalização de cinco lugares - irá arrancar da décima quarta posição na grelha de partida de amanhã.

 


Não tendo conseguido melhorar o seu tempo nas duas voltas completadas com um novo conjunto de pneus macios, Ocon fracassou na Q1 pela terceira vez esta temporada.

 

 

Alonso, por seu lado, conseguiu passar a Q1 e a Q2, visando atenuar o máximo possível a penalização que lhe foi aplicada na grelha. Após uma primeira tentativa com pneus macios usados, Alonso acabou por registar um tempo de 1'35''876, que lhe permitiu qualificar-se na nona posição. Mas a sua penalização respeitante ao motor empurrou-o para o décimo quarto lugar na grelha de partida desta corrida de 56 voltas, cuja partida será dada amanhã, às 14 horas locais.

 


Esteban Ocon – P18 / 1'37''068: «O dia de hoje foi complexo para nós. Sair das qualificações desde a Q1 é sempre difícil de aceitar, sobretudo porque temos um veículo competitivo e chegámos a esta corrida com um quinto lugar de qualificação no Japão. As condições hoje foram delicadas e, honestamente, não me sinto totalmente à vontade com o veículo desde o início do fim de semana. Iremos trabalhar com vista apurar o que não funcionou hoje mas, como sempre, estou convicto de que encontraremos as razões. No que respeita à corrida, iremos dar o nosso melhor para voltar a marcar pontos.»

 


Fernando Alonso – P9 / 1'35''876: «Hoje foi um dia bastante complicado, em especial devido às rajadas de vento com que nos deparámos. Revelou-se um pouco difícil conduzir o veículo, sobretudo nas curvas a alta velocidade. Em geral, ainda assim estou satisfeito com o resultado, pois entrar na Q3 era o nosso principal objetivo desta sessão. Infelizmente sofremos uma penalização na grelha e sem dúvida teria sido mais agradável partir mais acima do que do décimo quarto lugar. Mas iremos tentar divertir-nos na corrida. Creio que ainda poderemos sair com um total de pontos razoável. O top 10 é o nosso objetivo.»

 


Alan Permane, Diretor Desportivo: «Sem dúvida que hoje não foi o nosso dia. É óbvio que estamos dececionados com o nosso resultado no final destas qualificações. As condições foram difíceis, com fortes rajadas de vento, que colocaram problemas a todos os pilotos na pista. Em especial no primeiro setor, realizado a alta velocidade. Infelizmente, o Ocon saiu a partir da Q1. Desde o início do fim de semana que ele não se sente à vontade com o seu veículo, pelo que temos de trabalhar a fim de identificar os setores a aperfeiçoar. O Alonso pareceu eficaz durante todas as sessões e está frustrado por não ter obtido uma melhor qualificação. Na melhor das hipóteses, ele poderia ter terminado em sétimo, em que as três equipas de topo tiverem aqui uma vantagem. Devido às penalizações de grelha, iremos partir da décima sétima posição com Ocon e da décima quarta com Alonso, o que, evidentemente, está aquém do que é nosso hábito. Temos um enorme trabalho árduo pela frente, se queremos estar em condições para tornar a partir com pontos no final da corrida de amanhã. Em suma, há sempre possibilidades em matéria de estratégia e contamos com ambos os nossos pilotos para a realização de uma boa corrida para alcançar tudo o que nos ainda é possível alcançar este fim de semana.»