08/10/2022
8 de outubro de 2022
A BWT Alpine F1 Team ocupará uma posição favorável na grelha de partida do Grande Prémio do Japão de amanhã. Nas qualificações bastante renhidas em Suzuka, Esteban Ocon qualificou-se num soberbo quinto lugar, duas posições à frente de Fernando Alonso.
Este quinto lugar é o melhor resultado da temporada em termos de qualificações para Ocon, que igualou os seus resultados na Arábia Saudita e na Hungria.
A equipa está, assim, numa boa posição para a corrida de amanhã, que terá início às 14 horas locais. As condições meteorológicas poderão ser mistas, com fortes probabilidades de chuva.
Ambos os pilotos alcançaram facilmente o top 6 nas três fases das qualificações. Classificaram-se em quarto e sexto lugares na Q1 e em segundo e quarto na Q2.
Na Q3, Alonso conduziu com pneus macios novos na sua primeira tentativa, registado um melhor tempo de 1'30''322. A primeira corrida rápida de Ocon com pneus macios usados conferiu-lhe a décima posição, com um sensacional esforço derradeiro em pneus novos que lhe permitiram reduzir a sua marca em quase um segundo, para 1'30''165. O suficiente para garantir-lhe o quinto lugar. Já Alonso, não conseguiu melhorar com o seu segundo conjunto de pneus novos e qualificou-se na sétima posição.
Esteban Ocon - P5 / 1'30''165: «Estou contente com este dia e com a forma como tem estado a decorrer o fim de semana até agora. Este quinto lugar, mesmo atrás dos Red Bull e dos Ferrari, é um excelente resultado para nós. Após a deceção do último fim de semana, é muito agradável voltar à carga desta forma e mostrar o nosso potencial. As melhorias funcionam bem e o nosso veículo está adaptado a este circuito. Refiro-me ao trabalho realizado por todos, quer na pista quer nas nossas fábricas. Estamos numa posição sólida para podermos marcar pontos com os nossos dois veículos amanhã. Todos nós estamos agora concentrados em encerrar o nosso fim de semana do Grande Prémio do Japão em beleza.»
Fernando Alonso – P7 / 1'30''322: «Estou feliz por partir amanhã da sétima posição. Creio que poderíamos ter sido ainda mais competitivos se as condições tivessem sido húmidas, pelo que espero que a meteorologia seja um pouco variável amanhã. Se for uma corrida caótica, então teremos muito menos a perder do que os veículos à nossa frente, que lutam pelo campeonato. O veículo portou-se bem durante todo o fim de semana e fiquei surpreendido ao constatar que todas as equipas estão próximas, com apenas algumas décimas de segundos de distância entre várias delas. Estou otimista com a corrida de amanhã. Se chover, será necessário manter a concentração e, assim, haverá a hipótese de passar a bandeira axadrezada no top 5.»
Alan Permane, Diretor Desportivo: «Estamos muito felizes com o nosso resultado na qualificação de hoje. O nosso veículo funciona claramente bem neste circuito magnífico a que regressamos com enorme satisfação. Hoje realizámos três sessões de qualificação sólidas, onde tudo foi bem implementado, e creio que isso se reflete nos registos de tempos. O Ocon fez um trabalho excelente, melhorando cada vez mais ao longo de todo o dia para se qualificar no quinto lugar. É verdade que os pontos apenas são atribuídos no domingo e, se conseguirmos manter ambos os nossos lugares atuais, estaremos numa posição favorável. No entanto, há que ser realistas, temos de ser cautelosos com os nossos concorrentes mais próximos, mas creio que podemos realizar uma boa corrida amanhã, independentemente das condições. Há uma grande probabilidade de chuva, mas visto que na sexta-feira não tivemos qualquer problema sobre o piso molhado, estamos ansiosos por enfrentar o que quer que nos espere.»