10 de setembro de 2022

A BWT Alpine F1 Team qualificou-se em décimo com Fernando Alonso e décimo primeiro com Esteban Ocon para o Grande Prémio de Itália a realizar amanhã. Todavia, devido a inúmeras penalizações associadas a alterações de componentes do motor, a grelha de amanhã será alterada em relação à classificação das qualificações de hoje.

 

 

 

Em Itália, Alonso conseguiu passar novamente à Q3, terminando a sessão de qualificação em décimo lugar. O seu único melhor tempo em Q3 foi anulado por incumprimento dos limites da pista. Ocon, que terá de enfrentar uma penalização de cinco lugares na grelha por ter alterado o seu motor de combustão interna, não pôde acompanhar Alonso na Q3 por 68/1000 de segundos.

 

 

Esteban Ocon – P11 / 1'22''166: «Hoje não foi a sessão de qualificação ideal para nós. No final, não entrámos por pouco na Q3 devido a uma Q2 que não foi a ideal. A traseira do veículo fugiu-nos por várias vezes e, em Monza, o mais ínfimo erro repercute-se no tempo. As diversas penalizações aplicadas relativas ao motor viraram do avesso a grelha de partida para amanhã, pelo que iremos ver o que irá suceder. Com a penalização, irei partir em décimo terceiro lugar, o que não é mau, tendo em conta onde nos encontrávamos hoje. Temos potencial para alcançar o top 10 e contamos com uma corrida entusiasmante amanhã. Iremos dar o máximo para terminar bem este fim de semana e marcar pontos.»

 

 

Fernando Alonso – P10 / 1'22''089: «Terminar hoje em décimo na Q3 é um pouco dececionante. Segundo me disseram, o meu último melhor tempo - excluído por incumprimento dos limites de pista - teria sido bastante bom para a oitava posição, e isto antes da aplicação das penalizações aos outros. Em termos gerais, aparentemente faltou-nos um pouco de eficácia durante as qualificações face ao resto do fim de semana. O veículo tem um bom comportamento e parece ter um bom ritmo de corrida. No entanto, temos de ter atenção a diversos veículos rápidos que partem atrás de nós. Marcámos pontos em dez corridas consecutivas, por isso temos de procurar passar esse número para onze amanhã.»

 

 

Otmar Szafnauer, Team Principal: «Perdemos uma boa oportunidade nas qualificações de hoje e, por isso, estamos um pouco dececionados com o nosso desempenho. Integrámos um novo motor de combustão interna no veículo de Ocon. Apesar de ser punido com uma penalização de cinco lugares na grelha, sob uma perspetiva geral e tendo em conta as penalizações aplicadas a outros, não será muito prejudicial, pois iniciará a corrida a partir de uma boa posição. Entusiasmado durante todo o fim de semana, o Alonso está agora frustrado por não ter transformado este ritmo em qualificações e por não partir mais à frente na linha de grelha. Contudo, irá partir no top 10 e terá boas hipóteses de marcar pontos. Amanhã é dia de Grande Prémio e, ao longo das duas últimas rondas, demonstrámos que o nosso veículo é competitivo em corrida, pelo que o objetivo será terminar com ambos os veículos a marcar pontos.»