19 de novembro de 2022

O Grande Prémio de Abu Dhabi, que constitui a final da temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA, contará com os monolugares da BWT Alpine F1 Team nas oitava e décima posições na grelha de partida graças a Esteban Ocon e Fernando Alonso, respetivamente.

 

 

Sob os holofotes do circuito de Yas Marina, as qualificações foram disputadas de forma renhida, em que cada passagem à etapa seguinte foi palco de batalhas ferozes. Depois de ter conseguido passar para a Q2 por 0''052, Fernando Alonso falhou a Q3 por uns escassos 0''028. Inicialmente qualificado em décimo primeiro, acabará por partir do décimo lugar na sequência da penalização de Daniel Ricciardo.

 

 

Ocon, por seu lado, alcançou a Q3 pela décima primeira vez nesta temporada, tendo estabelecido como objetivo passar à frente dos dois McLaren e de Sebastian Vettel. Após uma primeira tentativa em pneus macios usados, terminou uma volta em 1'24''830, o que lhe permitiu qualificar-se em oitavo lugar, a escassos 0''051 de Lando Norris, em sétimo.

 

 

Com 58 voltas, a corrida – última de Alonso com a equipa – terá início amanhã às 17 horas locais.

 

 

Esteban Ocon – P8/1'24''830: «Estou muito contente com a nossa qualificação de hoje. A equipa está de parabéns por esta sessão, que é definitivamente uma das nossas melhores da temporada. Tentando maximizar o potencial do veículo, tivemos a sensação de dar um passo em frente em cada corrida. Os nossos principais rivais estão rápidos este fim de semana, talvez mais do que julgávamos, pelo que temos de permanecer concentrados amanhã para realizar uma boa corrida e arrecadar pontos. Resta-nos uma última oportunidade, pelo que temos de fazer com que seja a melhor.»

 

 

Fernando Alonso – P11/1'25''096: «Nas qualificações, não estivemos verdadeiramente no melhor ritmo. De qualquer modo, creio que podemos estar satisfeitos por partir do décimo lugar. A Q1 foi renhida e muitos dos veículos juntaram-se à Q2 por menos de uma décima. Sabemos que amanhã será difícil ultrapassar, mas daremos o nosso melhor para nos divertirmos e ganhar algumas posições no top 10. É a última vez que estarei ao volante pela Alpine. Por isso, vou empenhar-me em tirar o máximo partido da corrida de amanhã e espero terminar de forma brilhante com a equipa.»

 

 

Alan Permane, Diretor Desportivo: «Amanhã iniciaremos a última corrida do ano com Ocon na oitava posição e Alonso na décima. Em termos globais, estamos bastante satisfeitos com estas posições na grelha de partida. O Alonso não conseguiu tirar verdadeiramente o máximo partido do veículo hoje - faltou-lhe uma ou duas décimas - e já está concentrado no dia de amanhã, o dia de corrida, em que sabemos ser fortes. Este circuito sempre foi difícil de compreender nas qualificações, com temperaturas de pista baixas e necessidade de gestão do tráfego quando os veículos fazem fila no último setor, de tal modo que é complicado manter os pneus durante o período ideal. O Ocon e a sua equipa realizaram um excelente trabalho, ao gerirem este fator na perfeição e qualificarem-se no oitavo lugar. Ele esteve até muito perto do sétimo lugar, tendo-lhe apenas faltado uma décimo de segundo. Aguardamos com ansiedade a corrida de amanhã, cujo objetivo será tirar partido do nosso bom ritmo de corrida para terminar com ambos os nossos veículos bem posicionados em termos de pontos e encerrar a temporada com uma boa pontuação.»