07/10/2022
7 de outubro de 2022
O piloto da BWT Alpine F1 Team Fernando Alonso registou o melhor tempo dos Treinos Livres 1 no regresso da Fórmula 1 a Suzuka - o palco do Grande Prémio do Japão - pela primeira vez em três anos. Alonso adaptou-se rapidamente às condições difíceis apresentadas por uma pista encharcada e terminou a primeira sessão de treinos livres no topo da hierarquia.
Já Esteban Ocon, terminou num ótimo quarto lugar nesta primeira sessão de treinos livres e em nono na segunda, duas posições atrás de Alonso, tomando igualmente o pulso deste lendário circuito de 5,807 km.
Esteban Ocon: «É verdadeiramente fantástico pilotar novamente no Japão após vários anos de ausência. Já tinha saudades deste circuito e foi fabuloso poder explorá-lo com estes novos veículos. Conforme previsto, o tempo hoje esteve húmido, mas tivemos oportunidade de conduzir mais do que esperávamos ao início. O veículo portou-se bem nas duas sessões e arrecadámos ótimas informações relativas aos programas que revimos hoje. Tirei mesmo o máximo partido deste conjunto de pneus intermédios! Estou ansioso pelas sessões de amanhã, que deverão realizar-se em piso seco, e por obter, assim o espero, uma boa classificação para a equipa.»
Fernando Alonso: «Hoje foi um bom dia para nós e é um prazer estar de volta a Suzuka. Mesmo com a chuva a não nos ajudar nos nossos preparativos. Senti pena dos adeptos, que ficaram lá fora durante todo o dia com este tempo. Honestamente, prefiro sempre as condições de tempo seco. O veículo portou-se bem nas duas sessões de hoje e foi bom ter podido alcançar a primeira posição no fim dos Treinos Livres 1. Estou ansioso pelo dia de amanhã. Veremos o que conseguiremos fazer em condições que se preveem secas.»
Pat Fry, Diretor Técnico: «O dia de hoje foi muito húmido e a condução foi bastante limitada para todos, devido à intenção de apenas utilizar um conjunto de pneus intermédios e de conduzir pouco com pneus de chuva de forma a não danificá-los. Todavia, realizámos voltas suficientes para identificar o nível de equilíbrio do veículo nessas condições e analisar o nosso programa inicial. Por enquanto, prevê-se um tempo seco para amanhã, pelo que teremos uma última sessão de treinos livres intensa para levar a cabo tudo o que fazemos habitualmente à sexta-feira, com uma mistura de avaliação dos pneus e de gestão de corrida com muito e pouco combustível. Há alguma possibilidade de chuva para o dia da corrida, mas potencialmente mesmo após a chegada, pelo que teremos de estar preparados para todas as condições.»