18/11/2022
18 de novembro de 2022
A BWT Alpine F1 Team chegou ao fim da sua última sexta-feira de Treinos Livres da temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA. Um dia dedicado a preparar a final, disputada este domingo no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.
O piloto da Alpine Academy Jack Doohan assumiu o volante do A522 de Fernando Alonso nos Treinos Livres 1, na sua segunda sessão oficial em Fórmula 1 pela equipa. O australiano, que disputa paralelamente a última ronda do campeonato FIA de Fórmula 2 este fim de semana, terminou na décima nona posição, ao passo que Esteban Ocon se classificou na décima segunda posição.
Na segunda sessão, Alonso regressou ao cockpit e realizou uma sólida sessão de treinos. Uma sessão em que Ocon terminou em sétimo lugar, graças a uma volta completada em 1'26''038, imediatamente à frente de Alonso, que concedeu menos de um décimo ao seu companheiro de equipa.
Amanhã, a terceira sessão de treinos livres terá início às 14h30 horas locais e as qualificações às 18h00.
Esteban Ocon: «É sempre um prazer conduzir sob as luzes de Abu Dhabi. Realizámos uma sexta-feira sólida, a nossa última deste ano. Melhorámos bastante o nosso veículo entre os Treinos Livres 1 e 2 e delimitámos bem o período de rentabilidade dos pneus macios e médios. Em geral, foi um dia positivo, mas não passam de treinos e temos de estar ao nosso melhor nível amanhã para obter um bom resultado nas qualificações. Não é o circuito do calendário mais propício para ultrapassagens, pelo que iremos trabalhar arduamente esta noite a fim de garantir que estaremos em boa posição antes da última sessão de qualificação do ano.»
Fernando Alonso: «É a última sexta-feira do ano e, evidentemente, hoje conduzi um pouco menos do que é habitual, já que foi o Jack [Doohan] quem assumiu o volante nos Treinos Livres 1. Estive relativamente no ritmo de imediato e adaptei-me ao veículo durante a sessão noturna, durante a qual revimos o programa previsto, sem quaisquer problemas. No entanto, falta-nos ainda aprimorar o equilíbrio do veículo de modo a dispor de um carro confortável para as qualificações de amanhã. Cada dia parece ser o último, pelo que tento tirar partido de cada momento com a equipa.»
Matt Harman, Diretor Técnico de Chassis: «Em termos gerais, foi um dia relativamente calmo para nós em pista, nesta que foi a última sexta-feira de treinos livres do ano. Foi fantástico ter novamente o Doohan a conduzir o veículo na primeira sessão. Ele fez um bom trabalho com os dois conjuntos de pneus macios e estamos ansiosos por revê-lo ao volante na terça-feira. Nos Treinos Livres 2, realizámos uma sessão bastante clássica, com vista a aperfeiçoar a nossa preparação para o resto do fim de semana. Ainda temos trabalho pela frente, mas gostaria de agradecer a todas as equipas de conceção de Viry e de Enstone pelo árduo trabalho realizado ao longo desta temporada no desenvolvimento de um veículo totalmente novo. Estou orgulhoso dos esforços de todos eles e ansioso por ver o que conseguiremos realizar em termos de desenvolvimento em 2023!»