9 de julho de 2022

Esteban Ocon e BWT Alpine F1 Team alcançaram o sexto lugar na Corrida de Sprint na Áustria. Por seu lado, Fernando Alonso ficou na partida da corrida devido a um problema elétrico.

 

O sexto lugar de Ocon permitiu-lhe arrecadar três pontos adicionais e arrancar da mesma posição de partida amanhã no Grande Prémio da Áustria. A equipa irá debruçar-se sobre o problema que afetou o veículo de Alonso.

 

Em quinto lugar na grelha, Ocon teve um bom início de corrida e manteve a sua posição durante a primeira parte da corrida. Apesar de ter resistido às investidas de Kevin Magnussen, Ocon não conseguiu resistir ao Red Bull de Sergio Perez, que o ultrapassou na 11.ª volta.

 

A partir de então, Ocon lutou até à bandeira axadrezada para alcançar o sexto lugar, antes de parar, por razões de precaução na sua volta de reentrada, devido a um alerta que a equipa vai examinar.

 

Esteban Ocon – Partida: 5.º / Chegada: 6.º

 

«Obviamente, estou bastante satisfeito com este sexto lugar na Corrida de Sprint de hoje. Tivemos um bom início de corrida e conseguimos permanecer à frente do Kevin [Magnussen] nas duas primeiras voltas, antes de obter um avanço confortável em relação aos dois Haas. O Mercedes de George [Russell] era muito rápido para nós. Em suma, considero que maximizámos as nossas oportunidades hoje, garantindo uma boa posição na grelha para o Grande Prémio de amanhã, para além de marcarmos alguns pontos entretanto. Todavia, mais uma volta hoje e a história poderia ter sido diferente, pois fui obrigado a parar o veículo na 1.ª curva durante a volta de reentrada. A equipa está a examinar o que se passou e tenho a certeza de que estaremos preparados para o dia de amanhã.»

 

Fernando Alonso : DNS

 

«É muito frustrante não ter conseguido participar hoje na Corrida de Sprint. Não conseguimos ligar o carro na grelha de partida, pelo que fomos para o corredor das boxes, experimentámos uma bateria externa e, como continuou a não funcionar, tivemos de abandonar a corrida. O problema parece ser de natureza elétrica e estamos ainda a analisá-lo. Infelizmente, apesar de um nível de pilotagem competitivo este ano, também tenho tido pouca sorte, o que nos tem custado pontos. Espero que a sorte volte amanhã. Veremos o que conseguiremos fazer na corrida»

 

Otmar Szafnauer, Team Principal : 

 

«Infelizmente, a corrida de Sprint hoje ficou aquém das nossas expetativas e não conseguimos concretizar o nosso bom desempenho ontem na qualificação. Apesar de partir da sexta posição na corrida de amanhã ser um excelente resultado para Ocon, estamos dececionados por não ter conseguido dar a oportunidade a Alonso para partir na Corrida de Sprint de hoje. Parece ter-se devido a um problema elétrico, razão pela qual o seu A522 não arrancou na grelha, nem tão pouco no corredor das boxes nem na oficina. Vamos debruçar-nos sobre este problema e nas soluções possíveis para o seu veículo antes da corrida de amanhã. O Ocon mostrou um bom ritmo hoje e conseguimos recolher bons ensinamentos quando ao comportamento dos pneus, que iremos utilizar para maximizar a nossa estratégia amanhã. Seguramente, nem tudo está perdido. O Ocon tem boas hipóteses de marcar pontos amanhã e, com Alonso, tudo é possível. Tenho a certeza de que irá fazer de tudo para terminar no top 10.»