08/07/2022
8 de julho de 2022
A BWT Alpine F1 Team iniciará amanhã a segunda Corrida de Sprint da temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA a partir do sexto lugar com Esteban Ocon e do nono com Fernando Alonso, após uma prolífica sessão de qualificação esta sexta-feira na Áustria.
Trata-se da quinta presença da equipa na Q3 com os dois veículos este ano. Todos os olhares estão agora postos sobre as 24 voltas do programa da Corrida de Sprint de amanhã, no circuito curto mas rápido de Spielberg.
Com apenas uma sessão de treinos livres no início do dia para preparar os veículos, a equipa optou pelos pneus Pirelli médios, guardando os macios para as qualificações e o resto do fim de semana.
Desde a sua entrada na Q1, ambos os pilotos mostraram um ritmo promissor, em que Alonso subiu para a quarta posição e Ocon para a décima terceira, mantendo-se afastados da zona de risco.
Na Q2, Ocon registou um tempo de 1’06’’488 na sua primeira corrida, melhorando em seguida para 1’05’’993 na sua penúltima volta, passando assim para a Q3 em oitava posição. Alonso, ligeiramente mais atrás, juntou-se a Ocon, entrando na Q3 pela nona vez esta temporada.
Ocon continuou a melhorar os seus tempos na Q3, acabando por registar uma volta de 1’05’’779 que lhe permitiu entrar para o top 6. Na sua primeira tentativa, Alonso fez uma 1.ª curva demasiado alargada, danificando ligeiramente a lateral esquerda do piso do seu A522.
Depois de agitada a primeira bandeira vermelha devido a Lewis Hamilton, Alonso registou um tempo de 1’06’’103, posicionando-se na sétima posição, atrás de Ocon. Uma segunda bandeira vermelha – agitada a George Russell – atrasou a programação. Na retomada da corrida, Ocon melhorou o seu tempo em 0’’053, garantindo assim o sexto lugar, e Alonso terminou em nono lugar graças a uma volta de 1’06’’103.
A Corrida de Sprint de amanhã terá início às 16h30 horas locais e a segunda sessão de treinos livres às 12h30.
Esteban Ocon – P6 / 1’05’’726:
«Estou muito satisfeito com o nosso resultado de hoje nesta sessão de qualificação em que terminámos em sexto lugar. Senti que o veículo tinha recuperado a vivacidade na Q2 e na Q3 após uns treinos livres e uma Q1 bastante difíceis. Estamos em boa posição para a Corrida de Sprint de amanhã e esperamos poder, em primeiro lugar, consolidar a nossa posição na grelha para a corrida principal, para além de arrecadar alguns pontos valiosos. Ainda temos alguma margem para melhorias e temos de avaliar o veículo quando o nível de combustível é elevado, algo que faremos amanhã nos Treinos Livres 2. Estou otimista a creio que conseguiremos realizar duas boas corridas. Para o efeito, temos de permanecer concentrados.»
Fernando Alonso – P9 / 1’06’’103 :
«O veículo revelou-se hoje bastante competitivo e foi bom estar novamente na Q3. Todavia, o piso do meu veículo ficou danificado na minha primeira volta na Q3, o que nos fez ficar um pouco aquém a nível de desempenho. Acho que se estes danos não tivessem ocorrido poderíamos ter ficado no top 5 ou no top 6, o que teria sido fantástico para o Sprint. Partindo da nona posição, o nosso objetivo será subir algumas posições amanhã, e estou certo que o conseguiremos. De um modo geral, tivemos um bom dia e espero que nos possamos divertir na Corrida de Sprint e no Grande Prémio de domingo à tarde, marcando também uns bons pontos.»
Alan Permane, Diretor Desportivo :
«Podemos estar relativamente satisfeitos com o nosso desempenho na qualificação de hoje, com o sexto lugar de Ocon e o nono de Alonso. Analisando o desenrolar da sessão, considero que o sexto e o sétimo lugares seriam, provavelmente, o melhor que teríamos conseguido alcançar se a sorte tivesse estado mais a nosso lado, mas não foi o caso… O Ocon teve um desempenho sólido ao longo de todo o dia, o que lhe permitiu progredir bem até à sua última tentativa e, assim, entrar na Q3. Diria que Alonso foi um pouco infeliz, tendo danificado o piso do veículo na sua primeira volta na Q3, o que resultou na sua perda de desempenho. Obviamente, iremos reparar esta situação antes do Sprint de amanhã. Estamos satisfeitos com o comportamento do veículo hoje e estamos em boa posição para marcar pontos com os nossos dois veículos na Corrida de Sprint de amanhã e na de domingo.»