01/07/2022
1 de julho de 2022
A BWT Alpine F1 Team apresentou-se hoje em Silverstone com um A522 modificado. Ao seu volante, Esteban Ocon e Fernando Alonso prepararam o Grande Prémio da Grã-Bretanha, agendado para este fim de semana e cujas duas primeiras sessões de treinos livres tiveram lugar esta sexta-feira.
Graças ao trabalho desenvolvido pela sua equipa de chassis em Enstone (Oxfordshire), localizada a apenas 40 km de Silverstone, a equipa apresentou um novo piso do veículo e uma carroçaria reformulada que conferiu um novo visual ao A522.
Infelizmente, mesmo antes da primeira sessão, às 13 horas, a chuva marcou presença, o que impossibilitou a realização de uma condução útil e a recolha de dados, imprescindíveis para a análise das melhorias introduzidas. Os nossos dois pilotos não conseguiram, ao longo de toda a sessão, registar um tempo de volta realmente significativo.
As condições revelaram-se bastante melhores para os Treinos Livres 2, em que Ocon e Alonso realizaram as suas primeiras corridas com pneus macios. Alonso terminou a sessão em sexto lugar graças a uma volta de 1’29’’695, ao passo que Ocon, apesar de um programa ligeiramente atrasado, terminou na décima segunda posição com um tempo de 1’30’’238.
Amanhã a equipa irá prosseguir a sua aprendizagem das melhorias introduzidas no circuito exigente e rápido de Silverstone, por ocasião dos Treinos Livres 3 previstos para as 12 horas locais, seguindo-se as qualificações às 15 horas.
Esteban Ocon:
«Pilotar neste circuito emblemático perante tantos fãs entusiastas que nos incentivam durante o dia inteiro é sempre um prazer. Quanto a nós, tivemos uma condução muito limitada nos EL1 devido às condições meteorológicas, pelo que foi bom fazer mais algumas voltas na sessão programada desta tarde. No entanto, verificámos uma pequena fissura na carroçaria perto do fim da segunda sessão e preferimos jogar pelo seguro e evitar atacar demasiado no final. Uma vez que chegámos este fim de semana com algumas melhorias introduzidas, era essencial para nós ver o comportamento do veículo face às mesmas. Gostaria de agradecer novamente a todo o pessoal da fábrica que trabalhou arduamente para que estas melhorias estivessem prontas para a nossa corrida em casa. Os dados preliminares parecem indicar que funcionam bem e estamos ansiosos por extrair um melhor desempenho amanhã.»
Fernando Alonso:
«Hoje foi muito difícil para todos devido à chuva que tivemos de enfrentar nos EL1 e que nos impediu de fazer corridas significativas. Para isso, só tivemos os EL2 e creio que ainda temos coisas a aprender sobre este conjunto que temos aqui, em Silverstone. Gostaríamos de ter tido mais tempo de pista, mas sucede o mesmo com todos! Teremos de trabalhar um pouco mais esta noite para podermos estar na melhor posição possível ao enfrentar amanhã os últimos treinos livres e as qualificações.»
Matt Harman, Diretor Técnico:
«Introduzimos várias melhorias este fim de semana, principalmente no que toca ao piso do veículo e à carroçaria, o que resultou em algumas alterações visuais no A522. As principais alterações no piso são ao nível do túnel do difusor e das suas extremidades, ao passo que na parte superior da carroçaria passaremos a beneficiar de um sulco mais pronunciado que visa melhorar o fluxo de ar para a traseira do carro. Hoje foi entusiasmante ver estes novos elementos no veículo e o mérito é de todas as pessoas envolvidas, que deram de tudo para termos estas peças a tempo. No que se refere aos nossos treinos na pista, esta manhã as condições meteorológicas foram muito instáveis e não quisemos arriscar demasiado com tão poucas hipóteses de conseguir aprender algo. Todavia, conseguimos realizar treinos em piso seco na segunda sessão, o que nos proporcionou bastantes dados para realizar algumas análises até amanhã. Agora iremos estudar cuidadosamente os componentes e os dados recolhidos acerca das melhorias introduzidas, a fim de confirmar as configurações a adotar amanhã.»