18/06/2022
18 de junho de 2022
A BWT Alpine F1 Team iniciou hoje a sua preparação para o Grande Prémio do Canadá com um dia positivo. Fernando Alonso e Esteban Ocon alcançaram o top 10 no registo de tempos no impressionante Circuito Gilles Villeneuve de Montreal.
No primeiro palco de Fórmula 1 em Montreal em três anos, e apesar de Alonso e Ocon terem encontrado um Circuito Gilles Villeneuve que não percorriam desde 2018, a equipa conseguiu colocar os veículos e pilotos à altura desta pista única e semi-permanente implantada numa ilha artificial.
Alonso beneficiou de uma boa sessão nos Treinos Livres 1, terminando em terceiro lugar graças a uma volta sólida realizada com Pirelli médios (C4).
Durante esta primeira sessão, Ocon foi afetado por um detrito preso na toma de ar de travão dianteira direita, o que provocou um sobreaquecimento desse travão. Após a retirada do detrito e a reparação das peças, Ocon conseguiu retomar a pista e a sua corrida.
Durante a segunda sessão, os dois pilotos iniciaram com pneus macios (C5) e as suas melhores voltas permitiram-lhes entrar para o top 10: Alonso em quinto lugar e Ocon em décimo.
Com atenção à meteorologia e à ameaça de chuva – prevista para todo o fim de semana em Montreal – ambos correram com uma quantidade elevada de combustível com pneus novos rígidos (C3).
Amanhã os Treinos Livres 3 terão início às 13 horas locais e irão preceder as qualificações, agendadas para as 16h00.
Esteban Ocon:
«Sabe bem estar de volta a Montreal e conduzir aqui após quatro anos de ausência, no que me diz respeito. Hoje o objetivo era voltar a estar em contacto com a pista e conhecê-la. É importante configurar o veículo e otimizá-lo o melhor possível para um traçado como este e considero que tirámos o máximo partido das duas sessões. Tivemos alguma pouca sorte no início das EL1 com aquele saco de plástico que se alojou no meu travão dianteiro direito, o que nos fez perder tempo. Todavia, foi um dia produtivo. Hoje evitámos a chuva apenas por alguns minutos, mas parece que poderá chover amanhã, o que poderá resultar numa alteração da hierarquia e tornar as coisas interessantes. Pelo que pude constatar, temos um veículo competitivo, pelo que espero que possamos aproveitar ao máximo as oportunidades que tivermos.»
Fernando Alonso:
«Eis outra sexta-feira prolífica para nós hoje. O veículo parece ter um bom desempenho nesta pista difícil. Há algum tempo que não corríamos no Canadá e está um pouco diferente dos anos anteriores. As passagens nos vibradores dão uma sensação muito diferente com estes veículos, gerando muito efeito de solo. Em geral, hoje foi uma boa experiência. As previsões meteorológicas para amanhã não parecem favoráveis, pelo que tentámos arrecadar o máximo de dados possíveis para a corrida.»
Pat Fry, Diretor Técnico:
«Hoje foi uma sexta-feira relativamente prolífica para a equipa, em ambas as sessões de treino. A pista, tal como previsto, ofereceu pouca aderência ao início, mas após lá ter ficado o depósito da borracha, isto melhorou muito e pudemos rever os nossos programas. Infelizmente, Ocon apanhou alguns detritos na pista durante a sessão, o que provocou um sobreaquecimento do travão dianteiro direito. Conseguimos limpar a peça para permitir-lhe retomar a pista antes de voltarmos a intervir no veículo entre as duas sessões. Alonso teve uma tarde mais calma. Mostrou-se globalmente satisfeito com as suas configurações de base, o que se refletiu no registo dos melhores tempos. Ocon, após os seus infortúnios nos EL1, conseguiu aumentar a potência ao longo do dia. As nossas corridas longas pareceram bastante satisfatórias, em que os dois pilotos utilizaram pneus rígidos no final da segunda sessão. Iremos acompanhar de perto as previsões meteorológicas, pois é esperada chuva para todo o fim de semana aqui em Montreal e é bem possível que venhamos a assistir a uma sessão de qualificação numa pista molhada.»