18/03/2022
18 de março de 2022
A BWT Alpine F1 Team terminou hoje as suas primeiras sessões de treinos oficiais da temporada de 2022 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1 com o lançamento oficial do A522 em competição após meses de preparação. Fernando Alonso terminou o dia em quinto lugar e Esteban Ocon em décimo segundo antes de uma sessão de qualificações muito aguardada, pois deverá ser esboçada uma primeira hierarquia amanhã.
Esta manhã, Ocon e Alonso correram com os pneus C3 com vista a aprofundarem os seus conhecimentos do A522, que foi objeto de várias evoluções desde o fim dos treinos de pré-temporada da passada semana. A sessão matinal de Ocon foi ligeiramente perturbada pelo desprendimento de uma parte de uma das cápsulas laterais logo na sua primeira volta cronometrada. Após efetuadas as devidas reparações, o francês retomou a pista alguns momentos mais tarde. Em seguida teve então condições para percorrer vários quilómetros, terminando a primeira sessão de treinos livres em décima segunda posição. Alonso não teve qualquer contrariedade e alcançou o top dez, terminando em oitavo lugar.
O tempo esteve bastante mais fresco na segunda sessão de treinos livres. Com borrachas mais macias, os dois veículos entraram imediatamente no ritmo. Enquanto todos os adversários prosseguiam a sua preparação com vista às primeiras qualificações do ano no dia seguinte, Alonso terminou com o quinto melhor tempo, 1’32’’877, sete lugares acima de Ocon, que registou uma melhor volta de 1’33’’360.
Esteban Ocon:
«Conseguimos finalmente terminar a primeira sexta-feira do ano com os dois veículos em pista. Do que vimos hoje, o meio do pelotão parece ser muito renhido. Para nós, foi um novo dia de aprendizagem e de trabalho, durante o qual levámos a bom termo o nosso programa. O nosso problema da cápsula lateral no início dos EL1 atrasou-nos ligeiramente, mas foi rapidamente resolvido. Fora isto, foi um bom dia de pista para a equipa. Tivemos a oportunidade de aprofundar mais o nosso conhecimento do veículo. Amanhã veremos o ritmo real de cada um e estou ansioso por dar o meu melhor nas qualificações.»
Fernando Alonso:
«Foi um bom dia para nós. Conseguimos rever o nosso programa de forma eficaz. O tempo está bastante mais fresco do que na semana passada, pelo que envidámos todos os esforços para nos adaptarmos a estas condições diferentes, percebendo em especial de que forma se comportam os pneus com estas temperaturas. É claro que há ainda ajustes a fazer no que respeita às configurações. Vamos examinar tudo isto esta noite e analisar todas as informações arrecadadas. Há ainda umas quantas questões a que teremos de dar resposta amanhã, mas creio que foi um dia positivo no cômputo geral.»
Alan Permane, Diretor Desportivo:
«Foi um dia de treinos estudioso e clássico aqui no Bahrein. É bom estar de volta num fim de semana de Grande Prémio, preparar a corrida e recuperar os nossos automatismos. As condições são um pouco diferentes das que tivemos por ocasião dos treinos na semana passada. O tempo está mais fresco e os pneus parecem comportar-se melhor. Hoje utilizámos os macios e os médios, trabalhámos no equilíbrio e nas diferentes opções de configurações em EL1 antes de nos concentrarmos nos pneus em EL2. À exceção do problema da cápsula lateral com que se deparou Ocon e que foi identificado e corrigido para evitar que se repita, não tivemos mais nenhum problema em especial. É claro que ainda temos muito trabalho pela frente, em especial para melhorar a tração e o equilíbrio a baixa velocidade, mas ambos os pilotos estão satisfeitos de um modo geral e estão ansiosos por continuar a luta depois do fim de semana.»