21/05/2022
21 de maio de 2022
Este sábado, os dois pilotos tencionavam converter em realidade os desempenhos demonstrados ontem nos treinos livres. Esta manhã, Alonso registou o décimo terceiro melhor tempo dos Treinos Livres 3 e Ocon o décimo.
As condições meteorológicas mantiveram-se quentes em Barcelona – mais de 35 °C no ar e quase 50 °C em pista – e alguns veículos revelaram sinais de sobreaquecimento ao longo do dia. Nas qualificações, infelizmente Alonso não conseguiu ir além da Q1. O espanhol – que participa no seu Grande Prémio em casa pela 19.ª vez da sua carreira em Fórmula 1 – terminou em décimo sétimo lugar, com um tempo de 1’21’’043. Ocon conseguiu passar para a Q2 por 0’’074, subindo para o décimo sexto lugar. Na Q2, Ocon deu o seu máximo para se aproximar do top 10. Em décimo segundo lugar, duas décimas não lhe permitiram ir mais longe.
Esteban Ocon: P12 – 1’20’’638
« Não foi um dia ideal para nós. É verdadeiramente frustrante, pois sabemos que teria sido possível extrair um melhor desempenho do veículo. Os nossos pneus sobreaqueceram ao longo das qualificações quanto circulávamos na velocidade mínima exigida nas nossas voltas de saída, o que tornou enormemente mais complexo o desafio que representava uma passagem para a Q3. Há diversas estratégias possíveis para nós amanhã, o que tornará a corrida mais interessante. Podemos utilizar quase todas as combinações possíveis de pneus e sabemos que temos de contar com a estratégia para que o nosso dia de amanhã decorra devidamente. Vou iniciar a corrida numa posição melhor do que em Miami, pelo que iremos ver o que podemos fazer para regressar com pontos.»
Fernando Alonso: P17 – 1:21.043
« Para mim foi uma sessão de qualificação difícil, nomeadamente devido a um pequeno mal-entendido sobre a minha última volta na Q1. Pensei que tivéssemos um ou dois segundos de margem para alcançar a linha, mas na realidade tínhamos vinte. É um preço elevado a pagar, pois como bem sabemos, é muito difícil ultrapassar neste circuito. Veremos amanhã, pois nas últimas corridas os pilotos que partiram no fundo da grelha beneficiaram de um veículo de segurança que saiu no momento oportuno para conseguirem entrar no top 10. Esperemos que isso aconteça. Talvez tenhamos sorte e consigamos obter pontos. Hoje o veículo não foi tão rápido quanto ontem e temos de perceber por que razão. »
Otmar Szafnauer, Team Principal
«Estamos frustrados com o resultado das qualificações, que não corresponde às nossas expetativas. Não reflete o verdadeiro potencial do nosso veículo que perspetivámos nos treinos promissores de sexta-feira. Infelizmente, nenhum dos nossos monolugares está no top 10, por diferentes motivos. No que toca a Alonso, simplesmente ocorreu um problema associado à cronometragem, de tal forma que foi mal posicionado no tráfego aquando da sua volta de saída, o que comprometeu a sua tentativa. Ocon conseguiu progredir na Q1 e fez um bom trabalho na Q2, nomeadamente respeitando a velocidade mínima exigida nas suas voltas de saída, ao contrário de muitos dos seus rivais. Apesar disso, não conseguiu subir até ao top 10 e será necessário perceber quais os motivos, pois estávamos convencidos de ter o ritmo para estar na Q3. Mas amanhã será um novo dia. Ficámos dececionados após as qualificações em Miami, mas tal não nos impediu de fazer uma boa corrida no domingo, portanto nem tudo acabou. Daremos o nosso melhor a nível de estratégia e tenho a certeza de que Alonso e Ocon também querem ripostar amanhã na corrida.»