26 de março de 2022

Este quinto lugar na grelha de partida é o melhor resultado de Ocon nas qualificações desde o último Grande Prémio de Espanha. Graças a um tempo de volta de 1’29’’068, alcançou o topo de um grupo de cinco veículos separados por apenas duas décimas de segundo.

 

Alonso (1’29’’147) esteve assim a apenas 0’’079 do seu companheiro de equipa francês, o que lhe permitirá partir amanhã da sétima posição para a corrida de 50 voltas.

 

A maioria das equipas optou por estratégias diferentes na Q1, recorrendo a várias voltas rápidas e moderadas com um conjunto de pneus macios com o objetivo de encontrar o nível de aderência e desempenho ideais. Ocon e Alonso conseguiram ambos passar a Q1 após as suas três voltas.

 

Na Q2, a primeira tentativa de Esteban foi prejudicada por um McLaren em circulação lenta. Por seu lado, o primeiro esforço de Alonso valeu-lhe o quinto tempo. Lamentavelmente, o acidente de Mick Schumacher na 10.ª curva originou a bandeira vermelha, o que fez adiar a sessão em uma hora. Retomada a corrida, Alonso conseguiu melhorar a sua melhor volta para entrar na Q3 pela segunda vez da temporada, juntando-se também Ocon, após um soberbo esforço derradeiro. Pela primeira vez desde o Grande Prémio do Qatar de 2021, a Alpine tem os seus dois monolugares na Q3.

 

Com os pneus usados na Q3, Ocon assegurou a entrada no top 5. Não conseguiu melhorar a sua marca com os novos pneus macios, após ter interrompido o seu esforço na segunda volta. Na sua última tentativa, Alonso melhorou meia décima, o suficiente para subir do novo para o sétimo lugar.

 

Esteban Ocon – P5 / 1’29’’068:

 

«Em primeiro lugar, o mais importante é que Mick tenha saído ileso. O embate foi violento e fico feliz por aparentemente ele estar bem. Quanto a nós, o veículo comportou-se bem. É bom saber que somos rápidos neste circuito. Trata-se de uma pista muito rápida, muito técnica e na qual é necessário arriscar. Por pouco não levei o veículo contra o muro na Q3, mas consegui evitá-lo. Ainda só é a nossa segunda corrida com este veículo e qualificarmo-nos na quinta e na sétima posições é verdadeiramente bom. Progredimos bastante durante o fim de semana e estou feliz por ver que o veículo tem vindo a melhorar em cada sessão. Temos boas hipóteses de alcançar um bom resultado amanhã».

 

Fernando Alonso – P7 / 1’29’’147:

 

«Foi bom estar na Q3 no Bahrein. Aquele circuito é totalmente diferente, mas conseguimos colocar ambos os veículos na Q3, o que é muito positivo para a equipa. O veículo revelou-se verdadeiramente competitivo durante todo o fim de semana. Com estes monolugares de 2022, sempre que saímos da garagem aprendemos algo de novo e acho que há ainda muito potencial por desbloquear. Há ainda uma pequena incógnita no que toca ao desgaste dos pneus, mas o facto de já não ser necessário utilizar as borrachas usadas na Q2 oferece mais flexibilidade de estratégia. Vejamos o que conseguiremos fazer na corrida, esperando alcançar novamente um máximo de pontos.»

 

Otmar Szafnauer, Team Principal:

 

«Estamos muito satisfeitos com o resultado das qualificações de hoje. Graças a voltas soberbas, Ocon e Alonso elevaram-nos até ao top 10 da grelha de partida. Desde o início do fim de semana que sabemos que estamos no bom ritmo e alegra-me constatar que o trabalho realizado por todos os membros da equipa está a dar frutos. Mas ainda só percorremos metade do caminho e apenas o dia de domingo se transforma em pontos. Colocámo-nos numa boa posição para realizar uma corrida sólida e estamos ansiosos por colocar em prática a nossa estratégia esta noite para garantir que os veículos estarão em posição de obter pontuações. Por último, esperamos que Mick [Schumacher] se encontre bem, após o assustador acidente que sofreu durante a sessão. Esperamos que se restabeleça rapidamente e se encontre em condições de correr novamente muito em breve».