25 de março de 2022

A BWT Alpine F1 Team iniciou os seus preparativos para o Grande Prémio da Arábia Saudita este fim de semana, com um dia de treinos produtivo no circuito da faixa de Jidá.

 

Esteban Ocon encerrou o dia no oitavo lugar da classificação geral – a 0’’6 do melhor tempo – e Fernando Alonso no décimo primeiro, a 0’’8 da marca de referência. Os dois pilotos foram ganhando progressivamente confiança neste longo circuito de 6,174 km, rápido, arrebatador e muito exigente.

 

Esteban Ocon:

 

«Revimos o programa previsto e não encontrámos qualquer problema. Quanto mais tempo passamos em pista, melhor compreendemos o equilíbrio do veículo e os diferentes tipos de pneus. Também tivemos oportunidade de ver como se comporta o veículo à noite, em que a pista é muito mais rápida nessas condições. Foi um bom dia de aprendizagem a este respeito, pois uma vez que a corrida se realiza à noite, será fundamental ter um veículo nas condições perfeitas para esta altura do dia. Em geral, estou satisfeito e espero continuar com esta dinâmica.»

 

Fernando Alonso:

 

«Até ao momento, concentrámo-nos principalmente na preparação da corrida e tudo se desenrolou relativamente bem. O veículo tem mais potencial do que o que mostrámos hoje, o que é motivante para amanhã. Atendendo às velocidades alcançadas e à adrenalina gerada, a qualificação neste circuito é um enorme desafio. Os novos veículos comportam-se bem neste circuito e não é muito diferente do que vimos no ano passado. Considero que os tempos de volta são bastante interessantes. Do que vimos, parece que a nova geração da Fórmula 1 está mais adaptada a este circuito do que ao do Bahrein.»

 

Alan Permane, Diretor Desportivo:

 

«Na pista, realizámos um programa clássico de uma sexta-feira. O circuito de Jidá é muito difícil para os pilotos, que têm de estar extremamente concentrados ao longo de toda a volta. Mas é também um enorme desafio para os engenheiros, tanto no que respeita às configurações como na gestão de determinados aspetos, como o tráfego e a rapidez de comunicação com os pilotos. Hoje concentrámo-nos sobretudo nos pneus e na forma como estes se comportam. Constatámos um desgaste das borrachas nos pneus dianteiros e teremos de analisar este aspeto para a corrida de domingo. O veículo funcionou bem hoje, melhor do que pela mesma altura no fim de semana passado. Isto está novamente bastante renhido e amanhã daremos o nosso máximo para alcançar um bom lugar neste pelotão tão compacto.»