12/06/2022
12 de junho de 2022
A BWT Alpine F1 Team sai de Bakou com mais sete pontos no registo graças ao sétimo lugar de Fernando Alonso e à décima posição de Esteban Ocon no final de um empolgante Grande Prémio do Azerbaijão. Este resultado permite à Alpine ocupar o quinto lugar do Campeonato dos Construtores, com quarenta e sete valores.
Após uma partida clássica no circuito urbano de Bakou, os dois pilotos mantiveram as respetivas posições na grelha, em décimo e décimo terceiro lugares. A corrida estava de facto a começar quanto um veículo de segurança virtual surge na nona volta. Alonso manteve-se com pneus médios e foi subindo de posição gradualmente graças às paragens dos seus adversários. Os espanhol parou na pit-stop sob a bandeira verde para colocar pneus rígidos na décima oitava volta.
Ocon mantinha também os pneus do início da corrida (rígidos) e encontrava-se no top 10 após o veículo de segurança virtual. Com os pneus mais frescos, Alonso ganhava terreno no pelotão e ultrapassava vários concorrentes no terceiro setor.
Enquanto o seu companheiro de equipa subia de posição, Ocon defendia-se com os seus pneus mais usados que os seus rivais. O piloto francês acabou por efetuar a sua paragem obrigatória na trigésima terceira volta, tirando assim partido de um outro veículo de segurança virtual para voltar a sair na décima primeira posição.
Ao retomar as condições normais de corrida, Alonso ocupava o sétimo lugar e Ocon o décimo.
Os dois pilotos prosseguiram o seu ritmo sólido no último setor, batalhando no top 10. Os dois McLaren fizeram de tudo para alcançar e ultrapassar Alonso, mas a sua fantástica defesa permitiu-lhe cruzar a linha de chegada em sétimo lugar pela segunda vez consecutiva. Paralelamente, Ocon recolheu o último ponto em jogo ao terminar em décimo lugar, o seu sexto top 10 da temporada.
Esteban Ocon/Partida: 13.º – Chegada: 10.º
«Hoje foi uma corrida difícil, pelo que é positivo acabar com os dois veículos a pontuar e mais um top 10. Como sempre, iremos analisar tudo isto com a equipa para verificar em que domínios podemos melhorar. Fomos rápidos na sexta-feira e no sábado, podemos considerar que tivemos alguma pouca sorte nas qualificações que não ajudaram à nossa posição em pista este domingo. Seguramente que havia potencial para fazer melhor se tivéssemos conseguido fazer tudo o que podíamos. Podemos sair de Bakou com positividade e já estamos ansiosos por regressar ao Canadá no próximo fim de semana. O objetivo será continuar a marcar pontos lá também.»
Fernando Alonso/Partida: 10.º – Chegada: 7.º
«A corrida de hoje foi difícil de executar, mas portámo-nos bem e estou contente de ter ficado em sétimo lugar. É óbvio que beneficiámos de alguns abandonos, mas são coisas que acontecem e soubemos tirar o máximo partido disso e das nossas forças. Ultrapassei alguns monolugares com pneus novos e fomos muito rápidos em reta. O nosso grupo propulsor afigura-se sólido e competitivo, o que é sempre bom. Estamos muito próximos de um bom grupo de veículos atualmente e prevejo que seja muito parecido no Canadá. Ambicionamos arrecadar mais pontos por lá! »
Otmar Szafnauer, Team Principal:
«O objetivo do dia era ter ambos os veículos a pontuar na chegada e conseguimos. As características do circuito urbano de Bakou apresentam um desafio singular aos pilotos e aos monolugares e sentíamos que iríamos conseguir pontuar se ambos cruzassem a meta. Tínhamos mais potencial este fim de semana. Ocon teve pouca sorte nas qualificações, o que o relegou para um pouco mais longe na grelha do que pretendíamos. Apesar disso, ambos os pilotos realizaram corridas inteligentes e calculadas para arrecadar pontos e podemos congratular-nos de ambos terem conseguido conquistar posições que os permitiram acabar no top 10. Iremos trocar ideias durante os próximos dias e já estamos ansiosos por voltar a Montreal na próxima semana para o tão aguardado regresso do Grande Prémio do Canadá. Passámos para o quinto lugar do Campeonato de Construtores e pretendemos continuar a progredir rumo à quarta posição.»