14/02/2022
14 de fevereiro de 2022
BWT Alpine F1 Team tem o prazer de revelar a composição da Alpine Academy no seu sétimo ano de existência em 2022. Jack Doohan e Olli Caldwell são os dois recrutas da Academy e juntam-se a Caio Collet e Victor Martins, que continuam no programa sediado em Enstone pelo segundo ano consecutivo. Esta promoção acentua a presença internacional da Alpine com pilotos representantes da Europa, América do Sul e Oceânia.
Este ano, Jack e Olli irão representar a Academy na Fórmula 2, pilotando, respetivamente, para a Virtuosi Racing e a Campos Racing. Ambos fizeram as suas primeiras voltas na categoria aquando dos dois últimos encontros da temporada de 2021.
Jack Doohan torna-se o segundo piloto australiano a integrar a Academy, seguindo assim as pegadas de Oscar Piastri. No ano passado, classificou-se em segundo lugar no Campeonato FIA de Fórmula 3. Paralelamente, Olli Caldwell alcançou a oitava posição com uma vitória na sua carteira aos dezanove anos de idade.
Caio e Victor permanecem com a Academy. O brasileiro continuará a aventura com a MP Motorsport, depois de ter terminado em nono lugar no seu início na Fórmula 3, ao passo que Victor se juntará à ART Grand Prix, com quem procurará manter o ritmo do seu primeiro ano em que assinalou o seu primeiro sucesso na disciplina.
A Academy conheceu o ano de maior êxito da sua história em 2021 com o título adquirido na F2 desde a sua primeira tentativa por Oscar Piastri e o terceiro lugar de Guanyu Zhou após uma batalha intensa pelo troféu. Os dois preparam-se agora para os seus primeiros passos no paddock da Fórmula 1, ao passo que Christian Lundgaard assume a direção da América para se dedicar à Indy-Car.
Os quatro membros da promoção de 2022 da Alpine Academy irão começar as respetivas campanhas no Bahrein em apoio do primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 do ano (18 a 20 de março).
Laurent Rossi, CEO da Alpine:
«A Alpine Academy mantém-se um elemento extremamente precioso para o que pretendemos alcançar em Fórmula 1. Fascina-nos esta busca para encontrar a próxima geração de pilotos que poderá alimentar a nossa escuderia de F1. É também fascinante ver a força crescente do programa desde o seu lançamento em 2016, já que o ano passado foi simplesmente a temporada mais frutífera até à data. De entre os nossos diplomados em 2021, Oscar junta-se ao nosso programa de Fórmula 1 no lugar de piloto de reserva oficial da equipa e terá um papel importante ao lado de Ocon e Alonso este ano. Também só temos de olhar para os paddocks da Fórmula 1 e da Indy Car para ver dois dos nossos antigos protegidos, o que mostra todas as qualidades da estrutura do programa para preparar os pilotos ao mais alto nível.»
«Tal como acontece todos os anos, depositamos grandes expetativas na Academy e esta temporada não é exceção. Recebemos dois novos pilotos, Jack e Olli, aliados à nossa dupla de Fórmula 3 composta por Caio e Victor. Cada um contribui com uma personalidade e talento próprios e estamos ansiosos por ver de que forma os nossos pilotos irão evoluir esta temporada, tanto a nível individual como coletivo.»
Davide Brivio, Diretor de Competição da BWT Alpine F1 Team:
« A Alpine Academy inicia um novo ciclo este ano, após uma temporada marcada por inúmeros sucessos em 2021. Este ano, a nossa promoção propõe uma bonita mistura de talentos com um enorme potencial. Jack e Olli iniciam a sua primeira campanha completa em Fórmula 2 após já terem arrecadado experiência na categoria no ano passado. Estamos convictos que se irão adaptar bem e recolher valiosos ensinamentos junto da Academy. Caio e Victor irão continuar o seu programa mais um ano e temos grandes expetativas em relação a ambos. Tornam-se agora reitores da Academy e estamos, por isso, ansiosos por vê-los demonstrar tudo o que aprenderam até agora.»
Mia Sharizman, Diretor da Alpine Academy:
«Somos apenas avaliados em função dos nossos sucessos em pista e o nosso objetivo enquanto Academy é sempre de ganhar os campeonatos em que participam os nossos pilotos. Jack acaba de terminar em segundo lugar na Fórmula 3, onde exibiu a sua velocidade pura como aquando dos seus tempos iniciais na Fórmula 2 no ano passado. Olli integra a Academy após uma campanha promissora em F3, marcada por quatro pódios e uma vitória. Estamos cientes que talvez lhes faltará algumas corridas para se adaptarem ao seu novo ambiente, mas estamos convictos que já terão entrado no ritmo na segunda metade da temporada. Victor e Caio sabem que é altura de lutarem pelo título em F3 após um primeiro ano sólido na categoria. Fazem parte da Academy há quatro anos e ambos mostraram grandes evidências de desenvolvimento todos os anos. Victor assinalou a sua primeira vitória no ano passado e Caio obteve excelentes resultados. Estamos ansiosos pelo início das respetivas temporadas, que terá lugar no próximo mês.»