14/02/2023
14 de fevereiro de 2023
A BWT Alpine F1 Team tem o prazer de revelar a promoção de 2023 da Alpine Academy com oito pilotos provenientes de sete países e que competem este ano em seis categorias diferentes.
Jack Doohan (Virtuosi Racing) e Victor Martins (ART Grand Prix) continuam dentro da Academy e irão competir no Campeonato FIA de Fórmula 2.
Paralelamente, Gabriele Mini (Hitech Grand Prix) integra o programa e irá disputar o Campeonato FIA de Fórmula 3, tal como Nikola Tsolov (ART Grand Prix), promovido na Academy após uma primeira temporada impressionante enquanto Piloto Afiliado em 2022.
Tal como o piloto búlgaro, Abbi Pulling, Matheus Ferreira e Kean Nakamura tornam-se também pilotos titulares da Academy, cuja composição é completada por Aiden Neate. Abbi Pulling irá estrear-se na nova categoria da Formula 1 Academy. Paralelamente, Matheus Ferreira irá descobrir o monolugar no Campeonato de Itália de Fórmula 4, Kean Nakamura irá prosseguir a sua carreira no karting et Aiden Neate irá divulgar em breve o seu programa de 2023 depois de participar no Campeonato do Médio Oriente de Fórmula Regional.
Titular do diploma da Alpine Academy, Olli Caldwell passa para LMP2 e permanece associado à Alpine. Esta decisão ocorre num momento em que a marca continua a alargar a sua presença nas competições com a implementação do seu programa LMDh em 2024. Olli Caldwell junta-se à escuderia oficial Alpine para o Campeonato do Mundo de Endurance (WEC).
A Academy irá também consolidar as suas ligações no universo do desporto automóvel para tirar o máximo partido da sua colaboração com a Alpine Endurance Team num futuro próximo.
Após quatro anos na Academy, Caio Collet permanecerá ligado à família Alpine Racing sem, no entanto, estar oficialmente afiliado ao programa.
Todos os membros da Alpine Academy irão beneficiar de instalações ultramodernas da equipa na sede das atividades de F1 de Enstone (Reino Unido). Aí irão também receber valiosos conselhos de especialistas da Academy, sob a supervisão do diretor de projetos de competição Davide Brivio, e do diretor da Alpine Academy, Julian Rouse.
Laurent Rossi, CEO da Alpine Cars: «Reforçada e ampliada para 2023, a Alpine Academy permanece um elemento fundamental das ambições da Alpine Racing no desporto automóvel. Sendo a Fórmula 1 o pináculo, adotamos, a partir deste ano, uma nova abordagem para alargar as oportunidades que a Alpine oferece, em inúmeras disciplinas. Empenhamo-nos em contribuir para o progresso dos nossos protegidos, através de categorias para nos apoiarmos num grupo talentoso nas nossas escuderias. Os melhores talentos têm como objetivo, obviamente, alcançar a F1. É sempre esse o nosso objetivo, mas iremos criar outras oportunidades desenvolvendo a nossa visão para identificar, formar e ajudar as nossas esperanças a tornarem-se pilotos aguerridos, preparados para representar a marca Alpine à escala global. Estou ansioso por ver o que os nossos pilotos conseguirão alcançar e por acompanhar, de muito perto, as respetivas campanhas em 2023.»
Davide Brivio, Diretor de Projetos de Competição da Alpine Racing: «É um privilégio poder contribuir para a Alpine Academy e 2023 tem todos os ingredientes para ser um ano extremamente arrebatador. Temos oito membros distribuídos em diversas categorias, todos eles com enormes ambições e objetivos elevados. De ano para ano, vemos os nossos protegidos crescer e consolidar-se em pista e mais além. Esta temporada, um dos elementos-chave é contar com o envolvimento da Alpine no desporto automóvel para proporcionar aos nossos pilotos experiência e oportunidades. Iremos trabalhar em colaboração estreita com a Alpine Endurance Team e a escuderia de Fórmula 1 para que possam adaptar-se e aprender de forma a tornarem-se a melhor versão de si próprios. É uma altura fantástica para estar envolvido na Academy e estamos ansiosos por ver o que este ano nos reserva.»
Julian Rouse, Diretor da Alpine Academy: «Esta promoção da Alpine Academy é, indubitavelmente, a mais competitiva da sua história. É formidável abrir o nosso programa com oito membros para representar a Alpine em inúmeras disciplinas. Na Fórmula 2, temos dois pilotos com potencial para lutar na linha da frente com Jack e Victor. O mesmo sucede na Fórmula 3, com Nikola et Gabriele, que deverão revelar-se competitivos desde o início. Para além das categorias de apoio da F1, ansiamos por acompanhar os desempenhos de Abbi, Matheus, Aiden e Kean ao longo das respetivas campanhas. Estou igualmente entusiasmado por ver Olli juntar-se ao mundo do Endurance ao nosso lado. São apenas as bases de um projeto mais colaborativo, em que a Academy irá apoiar-se na experiência das diferentes divisões da Alpine para proporcionar experiência e oportunidades aos nossos protegidos. Avizinham-se momentos apaixonantes e estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração.»
Alpine Academy 2023
Jack Doohan, Campeonato FIA de Fórmula 2, Virtuosi Racing (segundo ano na categoria)
Victor Martins, Campeonato FIA de Fórmula 2, ART Grand Prix (primeiro ano)
Nikola Tsolov, Campeonato FIA de Fórmula 3, ART Grand Prix (primeiro ano)
Gabriele Mini, Campeonato FIA de Fórmula 3, Hitech Grand Prix (primeiro ano)
Matheus Ferreira, Campeonato de Itália de Fórmula 4, Van Amersfoort Racing (primeiro ano)
Abbi Pulling, F1 Academy (primeiro ano)
Aiden Neate
Kean Nakamura, Campeonato de Europa de Karting, Kart Republic (segundo ano)