13 de novembro de 2022

A BWT Alpine F1 Team deixa o Brasil com mais 14 pontos em carteira, depois de Fernando Alonso ter passado do décimo sétimo para o quinto lugar e Ocon da décima sexta para a oitava posição graças a uma brilhante demonstração de trabalho de equipa num circuito de Interlagos sobreaquecido.

 



A equipa totaliza agora 167 pontos no Campeonato de Construtores e consolida o seu quarto lugar.

 

 

Os dois pilotos tiraram o máximo proveito de um excelente trabalho de equipa ao longo das 71 voltas desta corrida, em que Ocon optou por uma estratégia de duas paragens com pneus macios-médios-macios e Alonso por uma estratégia audaciosa de três paragens, que lhe permitiu ganhar algumas posições no final da corrida, enquanto corria com pneus macios.

 

 

A equipa disputava os lugares dentro do top 10 com ambos os veículos quando a corrida foi colocada sob o regime de veículo de segurança virtual, transformado em veículo de segurança real após a paragem de Lando Norris na curva 10 da 50.ª volta. Tal acabou por originar um final espetacular, com Ocon a ultrapassar Sebastian Vettel e Valtteri Bottas de forma brilhante e a apoderar-se do oitavo lugar. Alonso conseguiu, em seguida, ultrapassar Ocon na 10.ª curva, com o objetivo de alcançar os veículos à sua frente. O espanhol acabou por levar a melhor de Sergio Perez para arrecadar o quinto lugar e os dez pontos correspondentes ao passar a bandeira axadrezada.

 


Esteban Ocon - Partida P16/Chegada P8: «O resultado de hoje é excelente para a equipa. Estou muito feliz com a nossa corrida. Maximizámos as várias estratégias em ambos os nossos veículos e marcámos catorze pontos antes da última corrida da temporada. Eu e o Alonso recuperámos muito bem das nossas posições iniciais. O mérito é da equipa, que executou perfeitamente esta corrida. Sabíamos que hoje tínhamos de estar no nosso melhor nível após a deceção de ontem e foi exatamente o que fizemos durante a corrida. A temporada ainda não terminou e ainda temos uma corrida pela frente. Teremos de continuar a dar o nosso melhor até passar a bandeira axadrezada em Abu Dhabi.»

 

 

Fernando Alonso - Partida P17/Chegada P5: «A corrida de hoje aqui em São Paulo foi ótima para o nosso lado. O veículo esteve muito competitivo e, com a nossa estratégia de corrida, não estávamos no mesmo ritmo que a maioria dos nossos rivais. No fim, sob o regime do veículo de segurança, beneficiei de pneus novos, o que nos permitiu subir até mais perto da linha da frente. Ultrapassei o Sergio [Perez] e, em seguida, tentei fazer o mesmo com o Charles [Leclerc], mas ele foi mais rápido por um triz. Ontem cometemos um erro, houve um contacto entre o Ocon e eu, pelo que hoje queríamos dar o nosso melhor pela equipa. Necessitávamos destes pontos antes de partirmos para Abu Dhabi. Falta ainda realizar uma corrida com a equipa, em que darei o meu máximo.»

 

 

Otmar Szafnauer, Team Principal: «Apesar de o dia de ontem ter sido um dos pontos baixos da nossa temporada, o de hoje foi, garantidamente, um dos pontos culminantes. Quero felicitar toda a equipa, quer as nossas oficinas em Viry e Enstone, quer todos os intervenientes na pista, incluindo os nossos pilotos, pelo fantástico esforço desenvolvido este domingo, o qual nos permitiu marcar 14 pontos. Para além de nos ter permitido consolidar o nosso lugar na quarta posição do Campeonato de Construtores. A corrida foi muito bem realizada e os nossos dois pilotos evoluíram a um excelente ritmo, o que lhes permitiu alcançar o top 10. O Ocon optou por uma estratégia de duas paragens. Ele tirou o máximo partido dos pneus macios na partida. Já Alonso, optou por uma estratégia de três paragens, visando atacar no final da corrida com pneus macios novos. Isto funcionou bem com o Ocon – que ocupou confortavelmente um lugar no top 10 – e com Alonso, que aproveitou o Veículo de Segurança Virtual e, em seguida o Veículo de Segurança no final da corrida, para ultrapassar de forma impressionante uns quantos veículos e abrir caminho até ao quinto lugar. O campeonato só termina com a passagem pela bandeira axadrezada em Abu Dhabi. Iremos manter-nos concentrados, executaremos a nossa preparação habitual no próximo fim de semana e daremos o nosso melhor para que ambos os nossos veículos terminem o melhor possível esta temporada.»