ESTEBAN
OCON
#31
ESTEBAN OCON
Temporada 2023
14
Classificação mundial
Total de pontos da temporada
23
CARREIRA F1®:
Biografia
Esteban Ocon inicia o seu quinto ano com a equipa na temporada de 2024 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. O francês estás prestes a disputar a sua sétima campanha completa na elite. Ocon conhece bem a família de Enstone e de Viry-Châtillon, pois foi o piloto de reserva da escuderia em 2016. Anteriormente, tinha pertencido à Lotus Junior Team, com a qual se sagrou Campeão da Europa FIA da Fórmula 3 em 2014, antes de ser titular na GP3 Series no ano seguinte. Com vinte e seis anos, conta com 133 partidas e 422 pontos na sua carteira desde o seu início no Grande Prémio da Bélgica em 2016. O seu melhor resultado nas qualificações até à data é um terceiro lugar impressionante na Bélgica em 2018. O seu melhor resultado em corrida é nada mais do que uma fantástica vitória alcançada em Hungaroring em 2021. De entre os momentos mais altos da sua temporada de 2023, destacam-se o seu pódio soberbo no Grande Prémio do Mónaco e a sua subida impressionante até à quarta posição na primeira edição do Grande Prémio de Las Vegas.
2023
De entre os feitos mais marcantes da temporada de 2023 de Esteban Ocon, durante a qual terminou em 12.º do campeonato de pilotos, está o seu pódio inesquecível no Grande Prémio do Mónaco, bem como a sua subida impressionante até ao quarto lugar no muito esperado Grande Prémio inaugural de Las Vegas.
2021
Durante o seu primeiro ano com a nova equipa Alpine F1® Team, Ocon impôs-se como um piloto consistente e eficaz. Após um início de temporada discreto, Ocon surpreendeu o mundo da Fórmula 1 ao ganhar o Grande Prémio da Hungria, assinalado por incidentes. Após obter pontos consistentemente, Ocon encerrou a temporada em beleza, terminando em quinto e em quarto lugar no Qatar e na Arábia Saudita, respetivamente.
2020
Após um ano de corridas, 2020 marcou o regresso de Ocon à Fórmula 1 com a Renault DP World F1® , em parceria com Daniel Ricciardo sob as cores preto e amarelo. A temporada começou bem para Ocon, em que passou do décimo quarto lugar da grelha para o oitavo na Áustria.
Em Sakhir, alcançou um primeiro pódio com um segundo lugar em Fórmula 1 com uma condução impecável, antes de terminar o ano com um nono lugar disputado em Abu Dhabi. Terminou em décimo segundo lugar do campeonato de pilotos, com 62 pontos
2019
Ocon é o piloto de reserva da Mercedes-AMG Petronas F1 Team no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. Em dezembro, regressa oficialmente à Renault ao realizar dois dias de treinos ao volante do Renault R.S.19 em Abu Dhabi.
2018
Ocon fecha a sua segunda temporada completa na elite com a Force India no décimo segundo lugar da classificação geral. Na Bélgica, Ocon regista o seu melhor desempenho nas qualificações ao ocupar o terceiro lugar na grelha, atrás de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, numa pista agreste e insidiosa.
2017
Na sua primeira temporada completa na Fórmula 1 com a Force India em 2017, Ocon termina em oitavo lugar no campeonato, a melhor classificação da sua carreira.
2016
Ocon começa o ano como piloto de reserva da Renault Sport Formula One Team. Enquanto tal, participa em quatro sessões de treinos livres numa sexta-feira. Mais tarde, substitui Rio Haryanto na Manor Racing para assumir a sua primeira partida em F1 com dezanove anos no Grande Prémio da Bélgica. Após esta campanha parcial, obtém um volante para uma temporada completa com a Force India.
Entre os seus passos iniciais na Bélgica e no Grande Prémio do México em 2017, Ocon estabelece o recorde absoluto do número de finalizações consecutivas sem abandono em F1: vinte e sete corridas.
2015
Após a GP3 Series, Esteban evolui em defesa dos Grandes Prémios. Sagra-se desde a sua primeira temporada.
2014
Ocon destaca-se com uma campanha soberba desde os seus primeiros passos no Campeonato de Europa FIA de Fórmula 3. Obtém o título face a uma concorrência elevada, onde se encontram Max Verstappen e Antonio Giovinazzi, agora seus adversários em F1. Após o seu triunfo, Ocon, então piloto da Lotus Junior Team, surge com a Lotus F1 Team na primeira sessão de treinos livres no último encontro da temporada, em Abu Dhabi.
2012
Dando continuidade ao seu sucesso no karting, Ocon experimentou pela primeira vez os monolugares em 2012, nas séries Fórmula Renault Eurocup e Fórmula Renault Alps.
2011
Ocon iniciou-se no karting em 2006 no campeonato de França Minime, ganhando a série em 2007. Em 2008, derrotou os seus compatriotas Anthoine Hubert e Pierre Gasly no campeonato de França Cadet antes de passar três anos na KF3 Series, alcançando a vitória em 2010, antes de terminar como vice-campeão da WSK Euro Series em 2011.
Temporada 2024
14
Classement mondial
Total des points de la saison
23
NOVIDADES F1®
BWT ALPINE F1® TEAM