O chassi do Alpine A290_β foi concebido à medida, conferindo-lhe um comportamento «desafiador» a baixa e média velocidades, para sensações otimizadas.
Viva e sinta as sensações do nosso piloto de testes à bordo do A290_β.
DO SHOWCAR AO VEÍCULO DE SÉRIE
“O meu trabalho tem por base a procura da homogeneidade do automóvel em todas as condições. Trabalhamos sobre a assistência, retirando-a e voltando a integrá-la uma série de vezes. Procedemos a alterações ao nível dos cilindros principais, para encontrar o melhor ajuste possível para conduzir o A290_β”.
Agilidade e estabilidade
“O A290_β foi concebido com foco em vários componentes de comportamento na estrada. O equilíbrio do veículo é, assim, cuidadosamente trabalhado, de forma a permitir transferências de cargas precisas e de levar a uma condução reativa.
O veículo está equipado com diferentes níveis de ABS, que permitem modificar a repartição de travagem entre a dianteira e a traseira, similar à encontrada nos veículos de corrida.”
“Laboratório tecnológico para os nossos futuros veículos, o A290_β utiliza o Active Torque Vectoring para permitir desvios controlados, maximizando a motricidade.”
OVERTAKE: VIVA A ADRENALINA DA FÓRMULA 1®
“Diretamente inspirado da F1®, calibramos o botão OV (OVertake) para um ''boost" de binário e de potência imediata. O nosso trabalho focou-se ainda na adaptação do processo para uma utilização ideal para os clientes, os pilotos e os jornalistas.”
“Na tração dianteira, passar a potência era o desafio número um."
"Trabalhamos na gestão do binário de forma a minimizar a patinagem das rodas e, assim, aportar uma melhor motricidade, chave para o prazer de condução.
É necessário permitir um pouco de deslizamento para o aspeto sensacional. Este equilíbrio delicado é tão importante que representou 70% do trabalho realizado no desenvolvimento do A290_β”
PILOTO DE TESTES
“O meu papel na conceção do A290_β era bastante simples. Tinha como responsabilidade desenvolver o chassi, mas também um trabalho nos amortecedores, os travões e o equilíbrio do automóvel.”
"Respondemos ao desafio da gestão do binário com um constrangimento específico: a unidade de potência é composta por dois motores no eixo dianteiro.
Abordando este projeto com o nosso habitual rigor, otimizamos os desempenhos para todas as condições, quer seja a seco, com humidade ou a alta velocidade."
Mantenha-se na corrida