Os pneus, elementos-chave na comunicação entre o veículo e a estrada, têm um papel determinante na elaboração do caráter de um novo modelo. Graças à parceria com a Michelin para o A110, a Alpine repetiu a experiência para equipar o seu primeiro veículo elétrico: o A290.
Um novo desafio
Com o A290, a Alpine passa para um motor elétrico na dianteira. A Michelin respondeu ao desafio de preservar as sensações de condução que caracterizam a Alpine neste novo modelo, redefinindo simultaneamente o dinamismo e o binário. Para dar resposta à exigência dos condutores que procuram uma manobrabilidade exemplar, foi desenvolvida uma tecnologia de pneus específica.
Uma comunicação única
A estreita colaboração entre a Alpine e a Michelin, ambas com voz na tomada de decisões estratégicas, permitiu revolucionar as convenções do sector. Era fundamental um tamanho de pneus ideal para a obtenção de um equilíbrio subtil ente desempenho e eficácia energética. Deste modo, os ensaios exaustivos realizados no centro de investigação Michelin de Ladoux (Auvergne-Rhône-Alpes) permitiram criar duas opções de pneus interessantes para o A290.
A Alpine e a Michelin escolheram pneus 225/40/R19, que conferiram a este Alpine da nova geração uma elegância musculosa que ilustra todo o saber-fazer dos fabricantes. As duas opções de pneus cumprem os desejos de inúmeros entusiastas. Os Pilot Sport S5, centrados no desempenho, destacam-se dos Pilot Sport EV que se concentram na eficácia energética graças a uma resistência ao rolamento particularmente baixa.
«Foi dada uma atenção especial à resistência ao rolamento do pneu, sem comprometer a aderência e a condução, de modo a proporcionar a este primeiro Alpine elétrico a melhor autonomia possível, ao mesmo tempo que conserva as características dinâmicas que distinguem a marca», explica Philippe Krief, PDG da Alpine.
Descubra também