Exemplar único, não comercializado.
Quando a ciência se alia à arte
Uma verdadeira referência no automobilismo, a Alpine construiu o seu legado ao apostar na inovação técnica para gerar desempenho e sensações. Esta colaboração com a Obvious, pioneira de IA ao serviço da arte e criadora da primeira obra desta natureza a ser apresentada em leilão, leva ainda mais longe o diálogo entre a tecnologia e a emoção.
Os investigadores da Alpine trabalharam lado a lado com os artistas para explorar as mais recentes tecnologias de Machine Learning em prol da criação artística. O processo criativo consiste em utilizar redes antagonistas generativas, uma classe de algoritmos de aprendizagem não supervisionados, e aplicá-las na história das corridas alpinas.
01 Gerar o circuito imaginário Alpine
Treinar os algoritmos GAN numa base de dados de circuitos com ênfase na história e na natureza profunda da Alpine para gerar uma infinidade de novos circuitos.
Selecionar o Circuito imaginário Alpine de entre as criações de algoritmos.
02 Modelizar a penetração no ar
Modelizar a penetração no ar do Alpine A110 numa volta no Circuito imaginário Alpine.
Adicionar os mapas e criar uma representação 3D estratificada do veículo.
Aplicar a representação artística inspirada no fenómeno de sastruga.
03 Criar a montanha Alpine
Criar uma tela baseada na decomposição dos elementos do veículo. Transformá-la num mapa topográfico e, em seguida, num modelo 3D de uma montanha.
OBVIOUS
Os artistas
Obvious é um coletivo de investigadores, artistas e amigos que trabalham com os modelos mais recentes de Deep Learning para explorar o potencial criativo da inteligência artificial. Estão na origem da venda da primeira obra de arte criada pela IA numa grande casa de leilões. O seu trabalho permite-lhes partilhar a sua visão da inteligência artificial e da sua implementação na nossa sociedade.