DIRETOR ALPINE MOTORSPORTS

Bruno Famin

Bruno Famin - WEC - Alpine

Biografia

Bruno Famin iniciou a sua carreira no desporto automóvel em 1989. Trabalhou nos motores e nas caixas de velocidades da Peugeot Talbot Sport, passando depois a responsável por projetos como o 905 Spider e o 106 Gr A.


Em 2005, Bruno Famin é nomeado Diretor Técnico da Peugeot Sport, antes de assumir a direção, em 2012. O francês desempenhou um papel determinante na vitória do projeto 908 em Le Mans e na vitória de Sébastien Loeb, em Pikes Peak, em 2013. Conta também na sua carteira com 3 vitórias no Dakar, entre 2016 e 2018, e um título no Campeonato do Mundo de Rallycross em 2015.


Em 2019, passou a Diretor de Operações do setor desportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Aqui centrou-se principalmente na gestão da integração de todas as funções desportivas e no apoio da federação.

Bruno Famin juntou-se à BWT Alpine F1 Team para preparar a temporada de 2022 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. Nomeado Diretor Executivo da Alpine Racing, supervisiona o desenvolvimento do motor F1 em estreita colaboração com Enstone, com vista a otimizar os seus desempenhos no que respeita ao chassis. 


Em julho de 2023, foi nomeado Diretor da Alpine Motorsports, em seguida Team Principal interino, reportando diretamente a Philippe Krief, CEO da Alpine. Neste cargo, Bruno dirige as atividades da Alpine em todas as disciplinas e, designadamente, o regresso da Alpine ao Campeonato do Mundo de Endurance e a nova tentativa de vitória em Le Mans, um domínio em que foi bem-sucedido.


«É com enorme prazer que revelamos os pilotos que irão defender as cores da Alpine no próximo ano no Campeonato do Mundo FIA de Endurance. Selecionámos talentos não só velozes, mas também com uma capacidade de análise e estado de espírito exemplares. Já conhecemos bem Charles Milesi, Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Mick Schumacher, cuja a adesão ao projeto é total. O nosso piloto de reserva Jules Gounon irá transpor a derradeira etapa, tornando-se titular após se ter preparado para o efeito ao longo do último ano. No que toca a Frédéric Makowiecki, a sua experiência, os seus contributos e a sua inteligência de corrida serão igualmente trunfos para a consolidação do nosso progresso. Cada um proporciona um potencial singular ao serviço de uma única ambição: impulsionar ao máximo o progresso da equipa e do A424. Construímos um grupo forte e coeso para criar as bases da nossa primeira temporada e o empenho dos nossos pilotos, juntamente com os seus talentos, irá permitir-nos superar os desafios que nos aguardam para esta temporada de 2025.»

Novidades WEC

Acompanhe as novidades mais recentes

Descubra também